Como Acabar de Vez com a Caspa na Barba

por Samuel Tonin junho 16, 2021 0 Comentários

Uma das perguntas mais feitas pelos barbudos que acompanham o Canal Sobrebarba no YouTube é: "como resolver o problema da caspa na barba?"

Pra responder, é bom entender antes o que é a caspa e quais as principais causas dela aparecer no nosso rosto. Daí fica facinho cuidar da barba do jeito certo pra não ter mais esse problema.

Clica aí no botão vermelho e se inscreve no canal:

 


O QUE É A CASPA NA BARBA?

Tem dois tipos de "caspa" muito comuns que aparecem na barba.

Na maior parte das vezes a caspa na barba é somente a pele do seu rosto que está muito ressecada e começando a descamar.

Caspa na Barba

Isso normalmente acontece quando usamos shampoos convencionais de cabelo ou certos tipos de sabonete que removem a hidratação natural da pele e deixam ela mais ressecada.

Outra coisa que também que também pode dar essa impressão de caspa são as células mortas que vão se acumulando enquanto a gente troca de pele.

E um outro tipo é quando você tem um negócio chamado dermatite seborréica (ou seborreia).

Ela surge quando existe um acúmulo maior de sebo, seja por estresse, problemas hormonais, ou até exagero na bebida.

Dermatite Seborreica

Isso causa uma inflamação na pele ou couro cabeludo. Você percebe uma vermelhidão, coceira, e a sua pele solta umas escamas brancas ou amareladas com um aspecto mais oleoso.

Nestes casos é melhor consultar logo um dermatologista. Um profissional vai entender melhor a causa da dermatite e oferecer o tratamento mais eficaz e mais seguro.

No geral, se você só vê aqueles pontinhos brancos soltando na barba, não tá com essa inflamação incômoda no rosto, é facinho de resolver.


COMO EVITAR A CASPA

1. Primeira coisa é a limpeza correta do rosto. Não use shampoo de cabelo, por exemplo, pra lavar a barba, nem shampoo anti-caspa no rosto! Você pode acabar piorando a situação.

É que shampoos normais de cabelo são regulados pro couro cabeludo. Quando você usa estes produtos na pele do rosto ele acaba ressecando ainda mais a sua pele podendo causar descamação, e aí o surgimento da caspa.

Use sempre bons produtos para barba. Um bom shampoo de barba não tem toda a química que normalmente você encontra em shampoos de cabelo e, principalmente, não tem alguns tensoativos que tiram a hidratação natural da pele.


2. Nunca deixe a barba úmida, principalmente pra dormir. Uma barba úmida pode acumular fungos e bactérias aumentando a chance de infecções.

Seque bem mesmo. Se estiver um clima mais quente, seco, você pode usar uma toalha mesmo, mas se preferir, pode usar um secador de cabelo. Só vai na temperatura fria. Nada de vento quente na barba.


3. Duas ou três vezes na semana, faça uma esfoliação no rosto com um bom esfoliante facial. Lembra do acúmulo de células mortas que é uma das causas da caspa?

Então, com o esfoliante você limpa essa camada de células e ainda desobstrui os poros pra evitar qualquer inflamação por conta de pelos encravados.

Se você já tem a barba grande, você faz assim: usa o esfoliante normalmente no rosto todo e na região da barba você bota um pouquinho na ponta dos dedos e massageie bem perto da raiz.

Não faça como você faz normalmente com o shampoo de barba. Lembra que o esfoliante é pra pele, não pro pelo.


4. E por fim, hidrate a pele e os pelos com Balm de Barba. E se sua barba grande, como uma barba lenhador, você pode usar também um óleo de barba.

Usando um pouco de óleo todos os dias a pele embaixo da barba também vai ficar bem hidratada e não vai descamar.

É isso. Tomando os cuidados certos sua barba vai crescer sem caspa e com aparência muito mais saudável.


Tem alguma dica pra evitar a caspa na barba? Alguma dúvida? Manda aí nos comentários. 👇


Samuel Tonin
Samuel Tonin

^

Publicitário, ciclista, gamer e aspirante a baixista nas horas vagas. Fundador da Sobrebarba.


Leia também

Dicas Para uma Barba Lenhador em um Rosto Arredondado
Dicas Para uma Barba Lenhador em um Rosto Arredondado

por Samuel Tonin abril 13, 2022 0 Comentários

O uso de linhas retas nas maçãs do rosto e ângulos mais fechados traz uma ar mais alongado ao rosto redondo. Veja mais enquanto o Ornellas apara a barba do Joey. 

Ver artigo completo →

Quando Barbudos não têm Medo de Mudar o Estilo de Barba
Quando Barbudos não têm Medo de Mudar o Estilo de Barba

por Samuel Tonin fevereiro 18, 2022 0 Comentários

Você é do time dos barbudos que preferem manter sempre o mesmo visual e nunca mudar o estilo de barba ou é dos que não têm medo de errar e experimentar um visual diferente sempre que dá vontade?

Ver artigo completo →

Quando você vira refém da sua própria barba
Quando você vira refém da sua própria barba

por Samuel Tonin janeiro 24, 2022 0 Comentários

Até que ponto nós estamos reféns da nossa própria barba? Mantemos sempre igual por aceitação? Praticidade? Por já estarmos acostumados com a sua barba desse jeito? Barbudos dão seus relatos.

Ver artigo completo →