Com quantos barbudos se cria um gel de barbear?

por Samuel Tonin Agosto 30, 2017

Um guia de como desenvolver os melhores produtos pra barba com a ajuda de quem mais entende do assunto.

Tem várias maneiras de se criar uma linha de produtos pra cuidar da barba. O caminho mais fácil e rápido seria usar uma fórmula pronta de uma fábrica. Só precisaria escolher a embalagem e colar um rótulo nela.

Se você também é barbudo e sabe o trabalhão que dá pra manter a barba bem cuidada, não vai usar qualquer produto nela, muito menos lançar algo que você mesmo não usaria, certo?Mas não acredito que este seja o jeito de criar uma marca consistente e de qualidade.

Por isso a gente faz questão de criar do zero as próprias fórmulas e aromas, tomando muito cuidado com a procedência e a qualidade das matérias primas usadas.

E dá o maior orgulho de fazer isso junto com uma grande comunidade de barbudos superempolgados e bastante exigentes! :-)

Passo 1: Aqui VOCÊ decide!

Todo dia dezenas de barbudos dão ideias de novos produtos ou de ajustes que a gente poderia fazer nos atuais.

O primeiro passo é reunir estas ideias e fazer uma pesquisa.

Pra você ter uma ideia, a última teve mais de 2000 respostas em menos de uma semana! (Valeu, galera!). Assim decidimos juntos quais produtos vamos lançar primeiro.

Já tem duas destas ideias virando realidade: um Gel de Barbear transparente e sem espuma, ideal pra delinear a barba sem raspar demais por acidente; e um Esfoliante Facial para o rosto barbudo — que evita pelos encravados da barba e facilita o desenvolvimento dos fios.

Passo 2: Criar as fórmulas do zero, com a barba na cabeça.

A gente então se reune com o pessoal da fábrica que faz uma pesquisa séria pra desenvolver as fórmulas, afinal são produtos que precisam funcionar bem num rosto barbudo e isso faz toda diferença. É neste momento também que são decididas as matérias-primas que serão usadas, sempre de origem vegetal, nada de origem animal.

O Esfoliante que vem aí, por exemplo, não usa esferas plásticas para a esfoliação.

No lugar usamos sementes de damasco trituradas que têm propriedades regenerativas e são ricas em ácido oleico e linoleico (ômega 6 e 9).

Elas são ótimas pra evitar aquela famosa caspa na barba, já que devolvem a hidratação natural da pele e evitam a descamação. Além disso a semente de damasco também é rica em vitamina B que é anti-oxidante e anti-inflamatória.

Passo 3: Testar em barbas de verdade.

Assim que as primeiras amostras ficam prontas elas são testadas em laboratório pra garantir a segurança (nada de testes em animais!) e, em seguida, começa a etapa mais importante: os testes em barbas de verdade!

Rola então uma seleção no nosso Instagram entre todos os interessados em testar os novos produtos. Daí enviamos as amostras para os escolhidos e também para barbeiros pra termos também uma visão de um profissional.

Neste momento os Cobaias Sobrebarba da vez estão testando os futuros Gel de Barbear e o Esfoliante Facial.

Os caras estão mandando muito bem e devolvendo pra gente informações importantes pra melhorar cada fórmula. O próximo passo será fazer os ajustes finais.

Foi assim que descobrimos, por exemplo, que o Esfoliante, precisa ganhar um pouco mais de consistência e que o Gel de Barbear pode ter …….

Orgulho de fazer junto

E é muito gratificante poder envolver assim dezenas de outros barbudos pra dar a palavra final antes de qualquer lançamento.

Assim criamos muito mais do que produtos pra cuidar da barba. Criamos uma verdadeira comunidade de barbudos reunidos em torno de ideias e criando juntos.

Obrigado mesmo a todos que de alguma forma — seja respondendo uma pesquisa, comentando ou curtindo um post, enviando uma ideia por inbox e até ajudando a testar um novo produto — fazem parte dessa história!





Samuel Tonin
Samuel Tonin

^

Publicitário, ciclista, gamer e aspirante a baixista nas horas vagas. Fundador da Sobrebarba.



Leia também

Como fazer uma Barba Espartana | Barbearia do Zé
Como fazer uma Barba Espartana | Barbearia do Zé

por Samuel Tonin Dezembro 05, 2019 0 Comentários

A barba no estilo espartano é conhecida pelo queixo mais pontudo e o formato de um triângulo invertido.

Veja o trabalho da Jaqueline Nogueira - barbeira fenomenal da Barbearia do Zé - mostrando no detalhe como se faz uma barba digna de Esparta.

Ver artigo completo →

Os Vilões da Sua Barba | Erros que Você Precisa Evitar
Os Vilões da Sua Barba | Erros que Você Precisa Evitar

por Samuel Tonin Dezembro 02, 2019 0 Comentários

Quais são os maiores vilões de quem quer deixar a barba crescer, aqueles erros que podem destruir seus planos de ter uma barba grande, bonita e saudável? 

Aqui você você fica sabendo como eliminar essa ameaça.

Ver artigo completo →

Aparando Enquanto Deixa a Barba Crescer | Dom Hélio
Aparando Enquanto Deixa a Barba Crescer | Dom Hélio

por Samuel Tonin Novembro 28, 2019 0 Comentários

Se você quer deixar a barba crescer, é importante também aparar aqueles fios que vão crescendo e mais rápido que os outros. 

Assim você vai criando o formato que deseja na barba enquanto mantém uma aparência mais alinhada e natural.

Ver artigo completo →

x
Welcome to the Loyalty Points Demo Store :-)

Sign up and receive 5000 pts to test out in our Store.

Earning and redeeming Pontos

$1
Earns you
5
$1
Redeems to
20
Ways you can earn
  • Product Purchase
  • Refer a friend
  • Share on social media

Learn more about our program

x