Com quantas barbas se recupera uma floresta? - Sobrebarba

Com quantas barbas se recupera uma floresta?

por Samuel Tonin Julho 17, 2018

Todo ano, entre fevereiro e março, acontece um dos momentos mais esperados aqui na Sobrebarba: nosso plantio das árvores na Reserva do Uatumã, na Amazônia.

É quando a gente faz as malas e parte numa expedição junto dos parceiros do IDESAM (Instituto de Desenvolvimento Sustentável do Amazonas) pra ver de perto o trabalho de reflorestamento que é feito com as comunidades locais.

E o bacana é que isso tudo é resultado também de milhares de barbas bem cuidadas ao longo do ano, inclusive a sua, já que parte de cada venda no site Sobrebarba vai para o projeto de reflorestamento.

Este ano foi a nossa terceira expedição.

Chegando na Reserva


A expedição

Tudo começa em Manaus, na sede do IDESAM, onde biólogos, engenheiros florestais, pesquisadores, fotógrafos, ambientalistas e empresas parceiras se encontram antes de pegar a estrada até Itapiranga - uma cidadezinha que beira o Rio Amazonas - e nossa última parada antes de seguir de barco para a Reserva.

Expedição Uatumã 2018

Dali são quatro dias sem energia elétrica, wi-fi ou celular, porém mais conectados que nunca. ;D}}

E o melhor de expedições assim são as novas amizades e contato com projetos incríveis. 

Tem desde um autor de livros infantis que se uniu a uma especialista em nanotecnologia pra criar livros com repelentes naturais de mosquitos (e que foram distribuídos para crianças das comunidades locais durante a expedição), até um holandês que criou um sistema de fazendas comunitárias na Holanda que já sustentam centenas de famílias com produção orgânica própria, fugindo da cadeia de grandes produtores e supermercados. É muita história boa pra contar. 

Expedição Uatumã 2018

 

Lições pra vida

Parte da expedição é visitar as famílias responsáveis pelo plantio das nossas árvores, aprender um pouco mais sobre como funciona o sistema agroflorestal e também ajudar no plantio de novas mudas. 

Esse aqui, por exemplo, é um dos berçários onde são mantidas as mudas das árvores que serão plantadas:

Berçário de mudas na Reserva do Uatumã

Dentro dele, o Ramom, parceiraço e engenheiro agrônomo do IDESAM, dá uma aula sobre os diferentes tipos de muda e a dependência que cada árvore tem uma da outra para um crescimento mais saudável dentro de uma agrofloresta.

Ramom dando uma aula sobre as mudas de diferentes árvores em uma agrofloresta

Mas o mais emocionante de cada expedição é a visita às áreas de plantio. É ali que fica ainda mais claro o quanto é importante ter um propósito que vai além da simples venda de produtos. E ver de perto a mudança real que acontece na vida das pessoas envolvidas no projeto.

Plantando uma árvore na reserva

Em uma das áreas visitadas pude ver a primeira árvore plantada com o apoio dos barbudos que usam Sobrebarba: um Paricá.

Ele é importante para a recuperação do solo e por isso é uma das árvores que são plantadas primeiro em áreas mais degradadas. Ele pega nutrientes que estão em camadas mais profundas da terra e os traz para as folhas. É a partir daí que conseguimos plantar cacau, mandioca e guaraná onde antes não era possível.

Dá só uma olhada no tamanho do nosso primeiro Paricá plantado lá alguns anos atrás. Aqui o Ramom explica um pouco mais sobre ele:

 

Sério, queria poder levar lá cada um dos barbudos que contribuem todos os dias para esse projeto. Vocês estão mudando de verdade a realidade daquelas comunidades que antes dependiam do desmatamento para criação de pasto e hoje vivem do plantio de árvores frutíferas e raízes que fazem toda a economia local girar de forma mais sustentável.


O projeto continua

O que começou como um projeto de reflorestamento está ganhando corpo. O próximo passo agora é calcular todas as emissões de carbono da Sobrebarba: desde a produção na fábrica até a entrega dos produtos na sua casa. E com isso a gente quer neutralizar todas essas emissões com o plantio das árvores. 

É só mais um passo para chegarmos no modelo que a gente acredita e sonha ter. Obrigado a todos os barbudos que fazem parte disso. 🙏





Samuel Tonin
Samuel Tonin

^

Publicitário, ciclista, gamer e aspirante a baixista nas horas vagas. Fundador da Sobrebarba.



Leia também

A importância de hidratar a barba diariamente
A importância de hidratar a barba diariamente

por Samuel Tonin Agosto 19, 2018 0 Comentários

Cada barba tem suas necessidades próprias de hidratação. Algumas são bem mais ressecadas que outras.

Pra manter uma barba sempre macia e com aspecto saudável, a hidratação diária é super importante. Veja como.

Ver artigo completo →

Como cultivar e manter o bigode
Como cultivar e manter o bigode

por Samuel Tonin Agosto 07, 2018 0 Comentários

Bigode fino, lápis, grosso, vintage, chevron, handlebar, ferradura... não importa o seu estilo ou nome que dão ao seu bigode, todos precisam de um cuidado especial.

Na prática é bem simples: aparar, hidratar e alinhar. Esse trio vale pra todo homem bigodudo que se preze. E aqui vão algumas dicas pra extrair o melhor do seu bigodão.

Ver artigo completo →

Como evitar e tratar a caspa na barba
Como evitar e tratar a caspa na barba

por Samuel Tonin Julho 30, 2018 0 Comentários

Taí uma das dúvidas (e um dos problemas) mais comuns entre barbudos. Mas o que de fato é a tal caspa e porque ela surge também na barba?

Conheça as principais causas e algumas dicas importantes para resolver e evitar esse problema.

Ver artigo completo →

x
Welcome to the Loyalty Points Demo Store :-)

Sign up and receive 5000 pts to test out in our Store.

Earning and redeeming Pontos

$1
Earns you
5
$1
Redeems to
20
Ways you can earn
  • Product Purchase
  • Refer a friend
  • Share on social media

Learn more about our program