Câncer de próstata é hereditário? - Sobrebarba

Câncer de próstata é hereditário?

por Daniel Tambarotti Novembro 01, 2017

Vários fatores podem ser responsáveis pelo câncer de próstata, e a hereditariedade é um deles — principalmente se houver dois ou mais parentes de primeiro grau portadores da doença, e se esta for descoberta antes de seus 60 anos de idade.

A informação é do Instituto Lado a Lado Pela Vida, responsável pela campanha Novembro Azul no Brasil. Segundo especialistas, o câncer de próstata pode ser definido como hereditário quando:

  • Três ou mais parentes de primeiro grau forem afetados.
  • Dois parentes de primeiro grau forem diagnosticados antes dos 55 anos de idade.
  • Ocorrer em três gerações consecutivas (avô, pai e filho).

Atenção: quando algum desses critérios estiver presente, o risco de desenvolver a doença é de 50% para os indivíduos dessa família.

Além disso, o risco de aparecimento de câncer de próstata é 2,5 vezes maior se o indivíduo possuir um parente de primeiro grau afetado, e maior ainda se esse parente tiver menos de 60 anos de idade.

Mesmo na ausência de sintomas, homens que têm a partir de 45 anos com histórico familiar de câncer de próstata e 50 anos sem histórico devem ir anualmente ao urologista.

. . .
No mês de Novembro, toda a renda dos kits especiais Novembro Azul Sobrebarba, será doada para a campanha Novembro Azul de Combate ao Câncer de Próstata.




Daniel Tambarotti
Daniel Tambarotti

^



Leia também

Meu maior presente de Natal também é seu. Obrigado.
Meu maior presente de Natal também é seu. Obrigado.

por Samuel Tonin Dezembro 10, 2017 0 Comentários

Copaíba, Pau Rosa, Castanha do Pará, Bananeira, Cacau. Estas são algumas das nossas árvores de Natal que tantos barbudos nos ajudaram a plantar ao longo do ano.

Juntos estamos ajudando as comunidades da reserva do Uatumã, na Amazônia, a tirar o seu sustento e a fazer a economia local girar através do reflorestamento.

Ver artigo completo →

Um guia para barbudos de primeira viagem
Um guia para barbudos de primeira viagem

por Samuel Tonin Dezembro 04, 2017 0 Comentários

Cultivar uma barba é um compromisso que demanda dedicação e uma boa dose de paciência, principalmente pra passar das primeiras semanas que é quando podem surgir alguns dos obstáculos mais comuns como irritação, coceira e pelos encravados.

E aqui tem alguns cuidados essenciais que são uma mão na roda para a maioria dos casos.

Ver artigo completo →

Um estudo mediu o quanto a barba realmente protege do sol
Um estudo mediu o quanto a barba realmente protege do sol

por Samuel Tonin Novembro 15, 2017 0 Comentários

Que a barba pode proteger o rosto contra os raios solares, isso muita gente já sabe. Há até quem diga que a barba é um protetor solar natural. Mas qual é esse fator de proteção? O quanto realmente a barba protege dos raios UV?

Pesquisadores da Universidade de Queensland, na Austrália, bolaram um jeito de medir isso.

Ver artigo completo →