Uma homenagem à era de ouro do Boxe Português - Sobrebarba

Uma homenagem à era de ouro do Boxe Português

por Franklin Costa Janeiro 12, 2018

Quer uma experiência 100% old school de barbearia em um dos tesouros mais bem escondidos de Lisboa? Vai na Belarmino.

Barbeiros fazendo corte e barba na Belarmino

Localizada no Bairro Alto, entre a Avenida da Liberdade e a Praça dos Restauradores, esta barbearia já vale a sua visita pela proposta conceitual. Vou tomar a liberdade de citar na íntegra como eles mesmos se descrevem:

Nos tempos idos de Belarmino, o grande pugilista de Lisboa, a vida dura e por vezes madrasta não chegava para mandar os homens abaixo. Não era a riqueza que fazia o cavalheiro: era a ética, o trabalho, o brio, o aprumo.

Na barbearia Belarmino o espírito é mais ou menos esse: não importa que história e fortuna tem o homem. Quando se levanta de uma das duas cadeiras Belmont vai pronto a ouvir, ao dobrar uma esquina de Lisboa ou de qualquer cidade do mundo: "Vai ali um cavalheiro".

Explicando… A barbearia é uma homenagem ao Belarmino Fragoso, um grande pugilista Português dos anos 60 e que é um ícone até hoje. É uma barbearia pequena, cabem só duas cadeiras, e a decoração do lugar é recheada de luvas e retratos da era de ouro do boxe português (claro, do Belarmino também).

Miguel e Franklin

Miguel Leão é um dos mais respeitados barbeiros de Lisboa. É um cara fixe (cool), tatuado e sempre disposto a um bom papo. Mas… para fazer a barba com ele, é preciso fazer uma reserva com pelo menos umas 2 a 3 semanas de antecedência (e ele não costuma fazer reserva para quem não conhece). O lance ali é chegar e esperar uma, duas horas, até ser atendido. O corte também costuma levar em média 1 hora para finalizar. Ou seja… é pra quem tem tempo.

Entrada da Belarmino

Mas tempo é algo diferente em Lisboa. Aproveite a oportunidade pra tomar uns copos (o lugar tem uma geladeira sempre cheia), conversar com a galera e entrar no clima. Trabalham com ele sempre dois brasileiros.

Já me disseram que, antes de começarem a receber, passam um mês pelo menos só aprendendo as técnicas do Miguel (que, dizem as lendas, foi pupilo de um dos barbeiros mais antigo de Lisboa - mas essa história fica para um próximo post...).





Franklin Costa
Franklin Costa

^

Um barbudo​ viajante que ​decidiu ​viver sem casa ​pra ​​dar um rolê no mundo​ ​em busca dos festivais e barbearias ​dos sonhos.



Leia também

Com quantas barbas se recupera uma floresta?
Com quantas barbas se recupera uma floresta?

por Samuel Tonin Julho 17, 2018 0 Comentários

Todo ano, entre fevereiro e março, acontece um dos momentos mais esperados aqui na Sobrebarba: nosso plantio das árvores na Reserva do Uatumã, na Amazônia. 

Juntos já conseguimos recuperar mais de 4500 metros quadrados de área degradada e tem muito mais pela frente. Dá só uma olhada.

Ver artigo completo →

A diferença entre um shampoo para barba e um pra cabelo
A diferença entre um shampoo para barba e um pra cabelo

por Samuel Tonin Julho 10, 2018 0 Comentários

O seu cabelo e a sua barba não são a mesma coisa. Assim com o a pele do seu rosto é bem diferente do couro cabeludo.

Por essas e outras que um bom shampoo para cabelo pode não fazer bem pra sua barba. Entenda as diferenças entre eles.

Ver artigo completo →

A barba pode parar de crescer?
A barba pode parar de crescer?

por Samuel Tonin Julho 02, 2018 0 Comentários

É fato que os fios crescem em velocidades diferentes e por isso é importante dar uma aparada naqueles mais apressados pra manter o formato. Mas será que tem um tamanho máximo? Será que uma barba pode mesmo parar de crescer?

Acontece que cada fio de cabelo e pelo do seu corpo tem um "tempo de vida".E estamos o tempo todo renovando células e o cabelo. E a barba não é diferente. 

Ver artigo completo →

x
Welcome to the Loyalty Points Demo Store :-)

Sign up and receive 5000 pts to test out in our Store.

Earning and redeeming Pontos

$1
Earns you
5
$1
Redeems to
20
Ways you can earn
  • Product Purchase
  • Refer a friend
  • Share on social media

Learn more about our program