Uma homenagem à era de ouro do Boxe Português - Sobrebarba

Uma homenagem à era de ouro do Boxe Português

por Franklin Costa Janeiro 12, 2018

Quer uma experiência 100% old school de barbearia em um dos tesouros mais bem escondidos de Lisboa? Vai na Belarmino.

Barbeiros fazendo corte e barba na Belarmino

Localizada no Bairro Alto, entre a Avenida da Liberdade e a Praça dos Restauradores, esta barbearia já vale a sua visita pela proposta conceitual. Vou tomar a liberdade de citar na íntegra como eles mesmos se descrevem:

Nos tempos idos de Belarmino, o grande pugilista de Lisboa, a vida dura e por vezes madrasta não chegava para mandar os homens abaixo. Não era a riqueza que fazia o cavalheiro: era a ética, o trabalho, o brio, o aprumo.

Na barbearia Belarmino o espírito é mais ou menos esse: não importa que história e fortuna tem o homem. Quando se levanta de uma das duas cadeiras Belmont vai pronto a ouvir, ao dobrar uma esquina de Lisboa ou de qualquer cidade do mundo: "Vai ali um cavalheiro".

Explicando… A barbearia é uma homenagem ao Belarmino Fragoso, um grande pugilista Português dos anos 60 e que é um ícone até hoje. É uma barbearia pequena, cabem só duas cadeiras, e a decoração do lugar é recheada de luvas e retratos da era de ouro do boxe português (claro, do Belarmino também).

Miguel e Franklin

Miguel Leão é um dos mais respeitados barbeiros de Lisboa. É um cara fixe (cool), tatuado e sempre disposto a um bom papo. Mas… para fazer a barba com ele, é preciso fazer uma reserva com pelo menos umas 2 a 3 semanas de antecedência (e ele não costuma fazer reserva para quem não conhece). O lance ali é chegar e esperar uma, duas horas, até ser atendido. O corte também costuma levar em média 1 hora para finalizar. Ou seja… é pra quem tem tempo.

Entrada da Belarmino

Mas tempo é algo diferente em Lisboa. Aproveite a oportunidade pra tomar uns copos (o lugar tem uma geladeira sempre cheia), conversar com a galera e entrar no clima. Trabalham com ele sempre dois brasileiros.

Já me disseram que, antes de começarem a receber, passam um mês pelo menos só aprendendo as técnicas do Miguel (que, dizem as lendas, foi pupilo de um dos barbeiros mais antigo de Lisboa - mas essa história fica para um próximo post...).





Franklin Costa
Franklin Costa

^

Um barbudo​ viajante que ​decidiu ​viver sem casa ​pra ​​dar um rolê no mundo​ ​em busca dos festivais e barbearias ​dos sonhos.



Leia também

10 das Barbearias Mais Legais do Mundo
10 das Barbearias Mais Legais do Mundo

por Samuel Tonin Setembro 24, 2018 0 Comentários

Da mais elegante e exclusiva barbearia de Londres, onde 007 e o time nacional de rugby dão um tapa no visual até uma barbearia escondida no Canadá inspirada na época da Lei Seca.

Conheça dez das barbearias mais bacanas do mundo.

Ver artigo completo →

Playlist Colaborativa: Sombra e Barba Fresca
Playlist Colaborativa: Sombra e Barba Fresca

por Samuel Tonin Setembro 23, 2018 0 Comentários

Num domingo de sol e vento, depois de uma bela pedalada, começou a nascer essa playlist criada com a colaboração de vários barbudos que acompanham os Stories do Instagram @sobrebarba. 

Aumenta o som e relaxa que essa playlist tá sensacional.

Ver artigo completo →

Como deixar sua barba mais macia em 5 passos
Como deixar sua barba mais macia em 5 passos

por Samuel Tonin Setembro 16, 2018 0 Comentários

Semana corrida, muito trabalho, estresse, falta tempo pra praticar exercícios e se alimentar direito.

São nesses dias que alguns cuidados simples podem fazer toda a diferença. E aqui vão cinco passos simples que você pode ter durante os dias mais pesados.

Ver artigo completo →

x
Welcome to the Loyalty Points Demo Store :-)

Sign up and receive 5000 pts to test out in our Store.

Earning and redeeming Pontos

$1
Earns you
5
$1
Redeems to
20
Ways you can earn
  • Product Purchase
  • Refer a friend
  • Share on social media

Learn more about our program