Barba Rebelde com Fio Espetado pra Fora | O que fazer?

por Samuel Tonin julho 13, 2020 0 Comentários

Fios apontando pra fora, barba desalinhada e com volume irregular. Todo barbudo acaba passando por isso em algum momento.

O bom é que são problemas comuns e muito fáceis de resolver.


Clica aí no botão vermelho e se inscreve no canal:

 


POR QUE A BARBA FICA DESALINHADA?

Os fios da sua barba não crescem na mesma velocidade. Alguns são mais rápidos e, como ficam maiores primeiro, ficam aparecendo espetando pra fora.

Outro motivo é a falta de hidratação. Barba ressecada fica desalinhada com mais facilidade.

Aqui vão algumas dicas do que pode, de fato, resolver o problema dos fios mais rebeldes.


APARE COM FREQUÊNCIA

Mesmo que você esteja deixando a barba crescer, não dá pra fugir da tesoura.

Barbudo aparando com tesoura

Alguns fios vão crescer mais rápido mesmo e uma hora eles precisam ser aparados pra manter o desenho da barba.

Você pode tentar em casa com uma tesoura e o apoio de um pente pra evitar cortar onde não deve, mas se não sente confiança, vale deixar essa função com um barbeiro.


NÃO ESQUECE DE HIDRATAR

Usar produtos específicos para a barba é o cuidado essencial que qualquer barbudo precisa ter pra manter a barba alinhada e bem hidratada.

Hidrate a barba

Algumas gotas de óleo de barba dão conta do recado. Além de repor a hidratação natural ele cria uma camada protetora que evita o ressecamento ao longo do dia.

Você também pode combinar o balm com o óleo para uma turbinada na hidratação.


PENTE SEMPRE À MÃO

Pente à mão

Use um pente de madeira que não gera eletrostática e controla melhor o frizz. Pentear logo depois de aplicar o óleo é bom também para desembaraçar os fios e distribuir a hidratação de maneira mais uniforme pela barba toda.


PRA FECHAR: MODELADOR

Tem dias que, mesmo limpa, hidratada e penteada, sua barba vai acordar com a pá virada, com pelos espetados um lado com mais volume que o outro. Pra esses dias a dica é usar um modelador de barba.

O modelador funciona como um finalizador para a barba. Por isso ele deve ser usado sempre no final, depois de você cuidar da sua barba com shampoo, condicionador, balm ou óleo. O objetivo dele é controlar o volume e alinhar sem deixar os fios duros.

O melhor jeito é colocar uma quantidade pequena na ponta dos dedos e em seguida aplicar sobre os fios em movimentos repetidos como se estivesse acariciando a barba.

Essa repetição do movimento é importante porque o modelador tem um fator de fixação com efeito memória. Você vai perceber que a cada passada de mão o volume fica um pouco mais controlado até chegar no ponto que você quer.


BARBA CRESPA NÃO É DEFEITO

Ter uma barba mais alinhada e controlada não significa que ela deva ser lisa. Na verdade, a maioria dos homens tem uma barba mais crespa que o cabelo e isso é totalmente normal e esperado.

Isso acontece porque o próprio formato dos pelos da barba é diferente do cabelo. Ele é mais achatado enquanto o cabelo é mais cilíndrico e isso faz com que ele seja menos liso ou enrole com mais facilidade. É o que, inclusive, ajuda a sua barba ter mais volume e manter o formato.

Usar produtos químicos ou altas temperaturas pra tentar alisar os fios da barba pode ser bastante prejudicial. Primeiro porque normalmente são produtos que não são feitos para serem usados no rosto.

Eles podem ressecar muito mais a barba e serem até prejudiciais para a pele e o resultado final raramente fica natural.

 

Mas agora eu quero saber de você. Tem mais alguma coisa que você faz pra controlar esse pelo espetado aí na sua barba? Divide com todo mundo aqui nos comentários.


Samuel Tonin
Samuel Tonin

^

Publicitário, ciclista, gamer e aspirante a baixista nas horas vagas. Fundador da Sobrebarba.


Leia também

Dicas Para uma Barba Lenhador em um Rosto Arredondado
Dicas Para uma Barba Lenhador em um Rosto Arredondado

por Samuel Tonin abril 13, 2022 0 Comentários

O uso de linhas retas nas maçãs do rosto e ângulos mais fechados traz uma ar mais alongado ao rosto redondo. Veja mais enquanto o Ornellas apara a barba do Joey. 

Ver artigo completo →

Quando Barbudos não têm Medo de Mudar o Estilo de Barba
Quando Barbudos não têm Medo de Mudar o Estilo de Barba

por Samuel Tonin fevereiro 18, 2022 0 Comentários

Você é do time dos barbudos que preferem manter sempre o mesmo visual e nunca mudar o estilo de barba ou é dos que não têm medo de errar e experimentar um visual diferente sempre que dá vontade?

Ver artigo completo →

Quando você vira refém da sua própria barba
Quando você vira refém da sua própria barba

por Samuel Tonin janeiro 24, 2022 0 Comentários

Até que ponto nós estamos reféns da nossa própria barba? Mantemos sempre igual por aceitação? Praticidade? Por já estarmos acostumados com a sua barba desse jeito? Barbudos dão seus relatos.

Ver artigo completo →