Barba na Adolescência | Conselhos que eu queria ter ouvido

por Samuel Tonin abril 02, 2021 0 Comentários

Quando os primeiros pelos começam a aparecer no rosto a gente já fica doido querendo ver a barba cheia.

Só que é bom ter em mente que a adolescência é aquela fase que a estamos passando por uma tempestade de hormônios causando todo tipo de mudança no corpo: voz engrossando, espinhas pipocando pra todo lado, o seu cheiro muda, você sua mais... e no meio disso tudo ainda tem uns pelos nascendo em todo lugar, inclusive na cara.

Então aqui vão 6 conselhos que eu queria muito ter ouvido quando eu fui adolescente.

Clica aí no botão vermelho e se inscreve no canal:

 


Não vai ser fácil

Deixar a barba crescer pela primeira vez não é fácil, especialmente no primeiro mês. O rosto coça, incomoda, muitos caras acabam desistindo muito cedo por causa disso.

E mesmo que não coce ou incomode, muitos desistem porque acham que tá feio, que a barba é muito rala, porque não ficou como você esperava, porque os pelos cresceram espaçados demais.

Se você está nessa fase, você deve lavar frequentemente o rosto com um bom sabonete líquido pro rosto ou até Shampoo de Barba mesmo.

E Balm de Barba desde o começo. Pelo menos esse incômodo da coceira vai sumir. E o Balm ainda ajuda na cicatrização das espinhas.

Se quiser ver o que você tem agora de barba, precisa deixar ela crescer um tempo. Um mês pelo menos pra saber o que de fato você já tem e aí sim pensar qual estilo você vai poder usar.


Barba não cresce de maneira uniforme

Cada região da barba - queixo, laterais, bigode - pode se desenvolver num momento diferente. Ela não vai começar já completa.

Se os pelos não estão nascendo em alguma área do seu rosto, isso não é uma falha. É só a sua barba que ainda tá em fase de desenvolvimento.

A verdade nua e crua pra grande maioria dos adolescentes é que muito provavelmente você não vai ter uma barba cheia agora. Mas isso não significa que você não pode tirar proveito.

Tem dois padrões bem comuns de como a barba começa a crescer: ou primeiro na área do bigode, queixo e âncora ou primeiro nas laterais do rosto, pescoço e não tanto no bigode como foi o meu caso.

E isso já é o suficiente pra começar a brincar com estilos de barba que funcionem com o que você tem no momento. E não se frustrar em busca de um estilo que não é a sua realidade agora.

Se você tem pelos no bigode e no queixo você pode usar um estilo Van Dyke, que é muito cool em caras mais novos.

Barba Van Dyke

Se a sua barba começou a crescer primeiro nas laterais do rosto e um pouco no pescoço mas ainda falta bigode, tem o estilo famoso do Wolverine, por exemplo.

Barba Wolverine

Um outro estilo que gosto muito pra quem ainda não tem os pelos das laterais mais cheios mas já tem um bigode é a Balbo:

Barba Balbo


Raspar todo dia não ajuda engrossar

Outra coisa pra botar na cabeça: barba não engrossa raspando todo dia, toda hora.

Essa é uma das maiores mentiras que me contaram na adolescência.
Os pelos não ficam mais grossos porque eles são cortados.

A falsa sensação de que engrossaram é que quando você corta a ponta, que é mais fina, você vê o pelo continuar crescendo agora pelo meio do fio que é um pouco mais grosso.

E nessa idade os pelos vão engrossando naturalmente enquanto eles se desenvolvem. Não foi porque você raspou todo dia.


Barba pode evoluir depois dos 20

Eu entendo que quando você tá ali com 13, 14, 15 ou até no começo dos 20 anos de idade já tem uma expectativa alta, vendo estilos como o Kratos, ou Vikings. E é legal sim manter essa expectativa, mas importante também ser realista.

Aos 20 anos, muitos homens sentem que sua barba chegou no ápice do que ela vai conseguir checar – e, felizmente, este não é o caso. Um barba pode levar anos pra se desenvolver completamente.

A verdade é que a sua barba vai continuar a melhorar ao longo dos seus 20 e 30 anos, e muitas vezes até dos seus 40.


Fator genético é fundamental

Se seus parentes diretos têm uma barba mais cheia e você ainda não, relaxa que as chances de você ter também são grandes.


Barba não faz de você mais homem

Como adolescente, o foco não deve ser na sua barba, mas no homem que você está se tornando. Mais velho você vai poder ter a barba que quiser.

E não é porque você tem 14, 15 ou 16 anos e já tem uma barba cheia - e isso pode acontecer - que significa que você é mais homem que os outros que ainda não têm. Isso só significa que a você tem uma genética mais propensa a ter barba mais cedo. Só!

O ponto é que você quer ter uma barba maneira e cuidar dela. Ótimo. Mas cuida também de você. Tenta ser um homem melhor sempre, independentemente dos pelos que você tem na cara.

Porque de nada adianta a única coisa interessante sobre você ser a sua barba, né?


E é isso, meu amigo. Espero ter ajudado nem que seja um pouquinho nessa fase complicada mas que vai dar saudade um dia.

Vamos continuar esse papo nos comentários. Me conta aí quando sua barba começou a se desenvolver, os perrengues que você está passando ou passou na adolescência. 


Samuel Tonin
Samuel Tonin

^

Publicitário, ciclista, gamer e aspirante a baixista nas horas vagas. Fundador da Sobrebarba.


Leia também

BARBA DURA: COMO DEIXAR OS PELOS MAIS MACIOS
Barba Dura: Como Deixar os Pelos Mais Macios

por Samuel Tonin abril 16, 2021 0 Comentários

Já sentiu sua barba mais dura, com pelos rígidos e desalinhados? Conheça um jeito simples simples pra que sua barba fiquem mais macia e fáceis de alinhar.

Ver artigo completo →

E Foi Assim Que Começamos a Plantar Árvores na Amazônia
E Foi Assim Que Começamos a Plantar Árvores na Amazônia

por Samuel Tonin março 30, 2021 0 Comentários

Se tem um projeto que dá o maior orgulho de participar é este de reflorestamento da Reserva do Uatumã, na Amazônia. Aqui eu conto um pouco mais sobre como tudo começou.

Ver artigo completo →

João Barba: o Guardião da Pesca Sustentável
João Barba: o Guardião da Pesca Sustentável

por Samuel Tonin março 24, 2021 0 Comentários

Conheça o barbudo João Gonçalves, ou "João Barba”. Ele é uma das lideranças locais do movimento de pesca sustentável em Canavieiras e atualmente presidente da Amex, a associação que reúne todos os pescadores que lutam por manter viva a reserva.

Ver artigo completo →