Barba Crescendo do Zero | Episódio 3: Bigode e Condicionador

por Samuel Tonin julho 05, 2021 0 Comentários

Este aqui é o terceiro capítulo de uma série que estou fazendo enquanto deixo a barba crescer do zero.

Quando resolvi raspar a barba e deixar só o bigode, e a galera que acompanha o Canal Sobrebarba no YouTube me sugeriu fazer uma sequência de vídeos falando sobre os cuidados e as dificuldades de cada estágio do crescimento da barba.

Neste episódio comemoro 5 semanas de barba. Pouco mais de um mês.

Clica aí no botão vermelho e se inscreve no canal:

 

Aqui estão diferenças no cuidado com a barba que percebi desde o episódio anterior, quando estava com 3 semanas:


Barba Mais Controlada

A barba já não está mais com a aparência tão espetada. Bastou os pelos crescerem um pouco mais pra ficarem mais assentados no rosto.

Claro, continua tendo alguns pelos maiores que os outros. Normal. Mas como vou deixar crescer muito mais, não precisei ainda apará-los. Pretendo deixar crescer o máximo que der até precisar acertar o formato.


Aparando o Bigode Pela Primeira Vez

Se eu tivesse tirado tudo e deixado a barba crescer inclusive com o bigode desde o início, acho que não teria que fazer nada.

Mas como o meu bigode já estava grande quando comecei o projeto, chegou a hora de aparar um pouco os pelos. Ele já alcançou um tamanho que está incomodando muito, entrando na boca.

Aparando o Bigode

Pra resolver isso tenho aparado usando uma tesoura pequena com a ponta arredondada. Ela é ideal pra aparar os pelos maiores e mais próximos dos lábios e do nariz sem machucar.

Estou mantendo as laterais grandes porque elas ajudam a conectar o bigode à barba. E pra deixar um aspecto bem natural, sem ficar muito desenhado, uso a tesoura na vertical.

Aqui tem um post completo sobre essa técnica pra aparar o bigode.


A Hora do Condicionador

Outra mudança nessa nova fase da barba, foi que comecei hoje a usar o Condicionador de Barba no banho.

Os pelos já estão num comprimento em que eu comecei a perceber uma certa aspereza ao passar as mãos durante o dia.

Condicionador de Barba

O Condicionador sela as escamas que envolvem o pelo e dão uma sensação de mais maciez. Você percebe essa diferença a medida que a barba cresce. 


A Hidratação Diária

Ainda não comecei a usar o óleo de barba. Os únicos produtos para barba que tenho usado são o Shampoo de Barba e o Condicionador no banho e, depois, continuo hidratando só com Balm de Barba por enquanto.

Mas isso varia de acordo com a sua barba e a sua pele. Se a sua pele for mais seca e, neste estágio você sentir que a barba já começa a ficar ressecada e pinicando, pode usar uma ou duas gotas de Óleo de Barba na palma da sua mão e depois aplicar sobre os pelos pra finalizar a hidratação.

E é isso, meu amigo. A barba segue crescendo aqui e assim que chegar num novo estágio com cuidados diferentes ou um desafio novo, eu volto aqui com mais um capítulo desta série. 👊


Samuel Tonin
Samuel Tonin

^

Publicitário, ciclista, gamer e aspirante a baixista nas horas vagas. Fundador da Sobrebarba.


Leia também

Barba Crescendo do Zero | Episódio 4: Hora de Aparar
Barba Crescendo do Zero | Episódio 4: Hora de Aparar

por Samuel Tonin agosto 02, 2021 0 Comentários

Há dois meses eu raspei a barba deixando só o bigode e ela vem crescendo sem mexer. Finalmente chegou a hora de aparar os pelos pela primeira vez.

Ver artigo completo →

Combinando o Cabelo com o Estilo de Barba
Combinando o Cabelo com o Estilo de Barba

por Samuel Tonin julho 29, 2021 0 Comentários

Perdeu a Live no Canal Sobrebarba? Assista à gravação aqui. A convidada desta semana foi a Jaqueline, barbeira fenomenal da Barbearia do Zé. O papo foi sobre como combinar o seu corte de cabelo com o estilo de barba.

Ver artigo completo →

A Hora Certa pra Você Usar Óleo de Barba
A Hora Certa pra Você Usar Óleo de Barba

por Samuel Tonin julho 21, 2021 0 Comentários

Como é que você sabe que chegou a hora de usar óleo de barba? Isso pode variar dependendo do tamanho e de outras características da barba. E aqui tem algumas dicas pra você encontrar a hora certa pra você.

Ver artigo completo →