As Origens do Novembro Azul

por Samuel Tonin Novembro 11, 2019

Novembro é o mês de Combate ao Câncer de Próstata.

No Brasil, ele é conhecido como Novembro Azul. E pelo mundo um dos maiores movimentos 9e o pioneiro nessa causa) é o Movember, uma mistura entre Mo - de "moustache" (bigode) e November (Novembro em inglês).

Mas você como surgiu essa ligação entre Novembro, Câncer de Próstata e o cultivo do bigode?


Clica aí no botão vermelho e se inscreve no canal:

 

A Origem

O Movember surgiu em 2003 quando esses dois amigos da Australia, o Travis Garone e o Luke Slattery, tomavam uma cerveja num bar em Melbourne e brincavam sobre trazer o bigode de volta já que ninguém mais usava.

Nessa época a mãe de um amigo estava levantando fundos para o combate ao câncer de mama. E inspirados por ela, os dois amigos resolveram fazer mesmo para o câncer de próstata.

A regra era a seguinte: deixar crescer um bigode e cobrar 10 dólares de cada amigo que tivesse coragem de deixar o bigode crescer também. Naquele ano 30 amigos toparam.

O que eles perceberam é que quando ostentavam o bigodão, muita gente puxava assunto sobre isso. Queriam saber o porquê do bigode. Estava ali uma ótima maneira de trazer para a roda de conversa o assunto da prevenção e cuidados contra o câncer de próstata. E também de demonstrar o apoio à causa.

A história foi se espalhando e evoluindo. Já no ano seguinte eles fundaram a função Movember.

Assim todo o dinheiro arrecadado pelos bigodões era destinado ao combate ao câncer de próstata.

O passo seguinte foi criar uma plataforma online pra que mais pessoas postassem fotos da evolução dos seus bigodes ao longo do mês de novembro e cada perfil arrecadava mais fundos com doações de amigos que iam acompanhando o crescimento do seu bigode.

Hoje o Movember está oficialmente presente na Australia, Áustria, Bélgica, Canadá, República Tcheca, Dinamarca, França, Hong Kong, Alemanha, Irlanda, Holanda, Nova Zelândia, Noruega, Singapura, África do Sul, Espanha, Suécia, Suíça, Reino Unido e Estados Unidos e já arrecadou mais de 6 milhões de dólares para programas de saúde masculina, saúde mental, prevenção de suicídio, câncer de próstata e de testículo.

Depois do Movember, outros movimentos parecidos surgiram no mundo como o No-Shave November em que durante todo o mês de novembro, homens deixam a barba crescer livremente e a grana que seria usada em produtos para barbear é destinada para a entidades de hospitais que combatem o câncer de próstata.


Aqui no Brasil

Em 2008, o Instituto Lado a Lado pela Vida foi o primeiro a abordar questões relacionadas ao câncer de próstata através da campanha “Um Toque, Um Drible”.

O objetivo dessa campanha era trazer mais informação sobre a doença e incentivar a ida de nós homens ao médico. Infelizmente ainda tem muito preconceito com relação aos exames.

Daí em 2012 o Instituto Lado a Lado se inspirou no Movember e passou a promover durante todo o mês de novembro ações focadas na saúde do homem. E assim nascia assim o Novembro Azul aqui.

E hoje, no Brasil inteiro são promovidos eventos, palestras e ações lembrando a importância sobre a prevenção e cuidados.


Sobrebarba + Novembro Azul

Desde 2015 nós aqui na Sobrebarba somos parceiros oficiais do Novembro Azul no Brasil. Tem até um kit especial Sobrebarba Novembro Azul com tudo o que você precisa pra manter um bigodão de respeito e ainda dar uma força na campanha.

Kit Novembro Azul

 

Números

E, cara, tem que prevenir e se cuidar. O câncer de próstata é um dos tipos de câncer mais comuns entre homens no Brasil. Atrás só do câncer de pele.

Todo ano tem registro de 68 mil novos casos e 15 mil mortes causadas pelo câncer de próstata.

E a falta de informação, vergonha e preconceito é o que leva tanto homem a não identificar a doença no estágio inicial quando o índice de cura é de 90%.

Fique ligado aqui no Blog, e também no nosso Instagram e Twitter Sobrebarba. Durante todo o mês vou trazer mais informações sobre o tema.

Se você tiver alguma sugestão, manda aqui no comentário!





Samuel Tonin
Samuel Tonin

^

Publicitário, ciclista, gamer e aspirante a baixista nas horas vagas. Fundador da Sobrebarba.



Leia também

O Jeito Certo de Aparar uma Barba Rebelde
O Jeito Certo de Aparar uma Barba Rebelde

por Samuel Tonin Dezembro 12, 2019 0 Comentários

É comum alguns fios da barba crescerem mais rápido que os outros ficando espetados pra fora e deixando um aspecto desgrenhado e rebelde.

Por isso é importante aparar com frequência pra manter um visual mais alinhado.

Ver artigo completo →

Deixando o Bigode Crescer | O que Pedir pro Barbeiro
Deixando o Bigode Crescer | O que Pedir pro Barbeiro

por Samuel Tonin Dezembro 09, 2019 0 Comentários

Você resolveu deixar o bigode mas ele não cresce. O barbeiro acabou cortando mais do que você queria. Ou você simplesmente não sabe por onde começar o projeto bigodão.

Se você se identificou com alguma das afirmações acima, este post é pra você.

Ver artigo completo →

Como fazer uma Barba Espartana | Barbearia do Zé
Como fazer uma Barba Espartana | Barbearia do Zé

por Samuel Tonin Dezembro 05, 2019 0 Comentários

A barba no estilo espartano é conhecida pelo queixo mais pontudo e o formato de um triângulo invertido.

Veja o trabalho da Jaqueline Nogueira - barbeira fenomenal da Barbearia do Zé - mostrando no detalhe como se faz uma barba digna de Esparta.

Ver artigo completo →

x
Welcome to the Loyalty Points Demo Store :-)

Sign up and receive 5000 pts to test out in our Store.

Earning and redeeming Pontos

$1
Earns you
5
$1
Redeems to
20
Ways you can earn
  • Product Purchase
  • Refer a friend
  • Share on social media

Learn more about our program

x