As barbas mais surreais do mundo no World Beard and Mustache Champions - Sobrebarba

As barbas mais surreais do mundo no World Beard and Mustache Championships

por Samuel Tonin Setembro 05, 2017

O campeonato que acontece a cada dois anos rolou no primeiro fim de semana de setembro em Austin, Texas (EUA), e premiou as criações mais inusitadas

De dois em dois anos, barbudos e entusiastas se reúnem no World Beard and Mustache Championships pra celebrar seus pêlos e ver aqueles mais dedicados desfilarem suas criações em formato de barba, competindo em inúmeras categorias, como bigode, barba parcial e barba completa.

A edição deste ano rolou no último fim de semana em Austin, no Texas, coincidindo com o Dia Mundial da Barba que acontece todo primeiro sábado de Setembro.

O prêmio máximo foi dado a Jason Kiley. Já MJ Johnson levou na categoria cheek-beard, enquanto Norbert Topf foi premiado na categoria "barba parcial".

Mas o mais impressionante talvez tenha sido Isaiah Webb, que ficou irreconhecível por trás do focinho de cachorro que fez com a própria barba — levando o segundo lugar na categoria freestyle de barba longa, além do prêmio Big Joe Johnson Showmanship.

Assista aos bastidores da premiação neste vídeo aqui:


O COMEÇO

Os primórdios da competição são cercados por mistérios e controvérsias. Um grupo de italianos reivindica a realização do primeiro campeonato no norte do país no início dos anos 1970, mas os organizadores do evento dizem acreditar que quem começou essa história foi o First Höfener Beard Club de Höfen/Enz, uma pequena cidade da Alemanha. Em 1995, o mesmo clube organizou o campeonato na vizinha Pforzheim.

Depois daquela edição, clubes de barba regionais do norte da Europa começaram a organizar competições internacionais a cada 2 anos. Em 1997, o Norwegian Moustache Club (clube norueguês do bigode), com sede em Trondheim, sediou o evento por lá mesmo. Dois anos mais tarde, foi a vez do Swedish Moustache Club (Svenska Mustaschklubben, o clube sueco do bigode) organizar a competição em Ystad, no extremo sul da Suécia.

PORTLAND 2014

Em 2014, o World Beard and Moustache Championships aconteceu em Portland, Oregon, em 25 de outubro, quebrando a tradição de ser apenas de 2 em 2 anos. Aquela edição refletiu a explosão no interesse dos homens por suas barbas, além do crescimento do número de clubes de barbas por todos os Estados Unidos.

No ano seguinte, o concurso voltou à Europa, com a vila alpina de Leogang, na Áustria, servindo de palco para a competição, organizada pelo East Bavarian Beard Club.

O blog Beardoholic até fez recentemente um levantamento dos 9 maiores campeonatos do mundo e o que é preciso pra ser candidatar em cada um deles.

Será que o Brasil um dia entra neste calendário?





Samuel Tonin
Samuel Tonin

^

Publicitário, ciclista, gamer e aspirante a baixista nas horas vagas. Fundador da Sobrebarba.



Leia também

Como aplicar (e tirar!) Glitter da barba neste Carnaval
Como aplicar (e tirar!) Glitter da barba neste Carnaval

por Samuel Tonin Fevereiro 07, 2018 0 Comentários

Carnaval chegou! Bora botar essa barba pra brilhar ainda mais nos blocos!

OK, tá cheio de tutorial bacana de como aplicar e tirar Glitter da barba aí na internet. Mas não tinha como deixar de fazer um aqui usando produtos Sobrebarba. Afinal, sua barba pode ficar brilhando E TAMBÉM hidratada e cheirosa. Por que não? ;D}}

Ver artigo completo →

Como aparar a barba em casa
Como aparar a barba em casa

por Samuel Tonin Fevereiro 05, 2018 0 Comentários

Mesmo que o seu objetivo seja deixar a barba crescer, em algum momento ela vai precisar de uma aparada.

O melhor jeito de ficar com um visual mais alinhado é aparando aqueles fios que crescem mais rápido que os outros. E tem algumas maneiras diferentes de fazer. Aqui tem algumas delas.

Ver artigo completo →

Uma Barbearia no Mundo Invertido
Uma Barbearia no Mundo Invertido

por Franklin Costa Janeiro 31, 2018 0 Comentários

Uma das coisas mais curiosas em viajar para a Ásia é que você passa a ser visto como alguém "do mundo invertido”. Especialmente se tem barba. Afinal, os nativos não costumam ter lá um barbão. Mas então... como é que se encontra um bom barbeiro?

Se liga nessa barbearia escondida em Bangkok. Estar nela foi como viajar no tempo, quando homens usavam chapéus e os filmes eram em preto e branco.

Ver artigo completo →