As Barbas Mais Surreais do Mundo

por Samuel Tonin setembro 05, 2017 0 Comentários

O campeonato que acontece a cada dois anos rolou no primeiro fim de semana de setembro em Austin, Texas (EUA), e premiou as criações mais inusitadas

De dois em dois anos, barbudos e entusiastas se reúnem no World Beard and Mustache Championships pra celebrar seus pêlos e ver aqueles mais dedicados desfilarem suas criações em formato de barba, competindo em inúmeras categorias, como bigode, barba parcial e barba completa.

A edição deste ano rolou no último fim de semana em Austin, no Texas, coincidindo com o Dia Mundial da Barba que acontece todo primeiro sábado de Setembro.

O prêmio máximo foi dado a Jason Kiley. Já MJ Johnson levou na categoria cheek-beard, enquanto Norbert Topf foi premiado na categoria "barba parcial".

Mas o mais impressionante talvez tenha sido Isaiah Webb, que ficou irreconhecível por trás do focinho de cachorro que fez com a própria barba — levando o segundo lugar na categoria freestyle de barba longa, além do prêmio Big Joe Johnson Showmanship.

Assista aos bastidores da premiação neste vídeo aqui:


O COMEÇO

Os primórdios da competição são cercados por mistérios e controvérsias. Um grupo de italianos reivindica a realização do primeiro campeonato no norte do país no início dos anos 1970, mas os organizadores do evento dizem acreditar que quem começou essa história foi o First Höfener Beard Club de Höfen/Enz, uma pequena cidade da Alemanha. Em 1995, o mesmo clube organizou o campeonato na vizinha Pforzheim.

Depois daquela edição, clubes de barba regionais do norte da Europa começaram a organizar competições internacionais a cada 2 anos. Em 1997, o Norwegian Moustache Club (clube norueguês do bigode), com sede em Trondheim, sediou o evento por lá mesmo. Dois anos mais tarde, foi a vez do Swedish Moustache Club (Svenska Mustaschklubben, o clube sueco do bigode) organizar a competição em Ystad, no extremo sul da Suécia.

PORTLAND 2014

Em 2014, o World Beard and Moustache Championships aconteceu em Portland, Oregon, em 25 de outubro, quebrando a tradição de ser apenas de 2 em 2 anos. Aquela edição refletiu a explosão no interesse dos homens por suas barbas, além do crescimento do número de clubes de barbas por todos os Estados Unidos.

No ano seguinte, o concurso voltou à Europa, com a vila alpina de Leogang, na Áustria, servindo de palco para a competição, organizada pelo East Bavarian Beard Club.

O blog Beardoholic até fez recentemente um levantamento dos 9 maiores campeonatos do mundo e o que é preciso pra ser candidatar em cada um deles.

Será que o Brasil um dia entra neste calendário?


Samuel Tonin
Samuel Tonin

^

Publicitário, ciclista, gamer e aspirante a baixista nas horas vagas. Fundador da Sobrebarba.


Leia também

Dicas Para uma Barba Lenhador em um Rosto Arredondado
Dicas Para uma Barba Lenhador em um Rosto Arredondado

por Samuel Tonin abril 13, 2022 0 Comentários

O uso de linhas retas nas maçãs do rosto e ângulos mais fechados traz uma ar mais alongado ao rosto redondo. Veja mais enquanto o Ornellas apara a barba do Joey. 

Ver artigo completo →

Quando Barbudos não têm Medo de Mudar o Estilo de Barba
Quando Barbudos não têm Medo de Mudar o Estilo de Barba

por Samuel Tonin fevereiro 18, 2022 0 Comentários

Você é do time dos barbudos que preferem manter sempre o mesmo visual e nunca mudar o estilo de barba ou é dos que não têm medo de errar e experimentar um visual diferente sempre que dá vontade?

Ver artigo completo →

Quando você vira refém da sua própria barba
Quando você vira refém da sua própria barba

por Samuel Tonin janeiro 24, 2022 0 Comentários

Até que ponto nós estamos reféns da nossa própria barba? Mantemos sempre igual por aceitação? Praticidade? Por já estarmos acostumados com a sua barba desse jeito? Barbudos dão seus relatos.

Ver artigo completo →