Aparar ou não aparar a barba? Eis a questão. - Sobrebarba

Aparar ou não aparar a barba? Eis a questão.

por Samuel Tonin Dezembro 03, 2018

Mesmo que a sua ideia seja ter uma barba grande pode ser uma boa ideia você não abandonar 100% a tesoura.

É que, por mais contraditório que pareça, aparar os pelos regularmente é fundamental no processo de deixar a barba crescer.


Sem medo da tesoura

Se você deixa a barba crescer solta, é comum ficar com a impressão de que ela não está crescendo como deveria, ou que está desgrenhada demais, sem forma e volume.

Não fuja da tesoura

Isso acontece porque cada fio da barba cresce numa velocidade diferente e tem áreas do rosto que demoram mais a ganhar volume, e isso muda de pessoa pra pessoa.

Você já deve ter passado por isso: a barba vai chegando perto de um ou dois meses e você já começa a ouvir piadinhas ou é pressionado a tirar logo esses pelos da cara. Por isso não tenha medo da tesoura. Ela vai ajudar você a ter uma barba mais longa, vai por mim!


Cuidado desde o primeiro dia

Já desde o primeiro dia tenha o cuidado de manter o rosto sempre limpo com um shampoo específico pra barba. Isso é importante porque um bom shampoo de barba é regulado para ser usado no rosto não vai remover a hidratação natural da pele. Com isso a barba vai crescendo desde o início sem ficar ressecada.

Usar um esfoliante de rosto pelo menos duas vezes na semana também é uma mão na roda pra barba crescer mais saudável, sem encravar os pelos. Fora que sua pele fica com uma aparência muito melhor principalmente se você tende a ter cravos e espinhas.

Usando Gel de Barbear

Sua barba cresce demais no pescoço e avança sobre as maçãs do rosto? Essa é uma parte importante do cuidado que precisa ter quando deixamos a barba crescer. A dica aqui é raspar usando um gel de barbear, que é transparente e sem espuma. Assim você vê exatamente onde está a linha de corte e evita qualquer acidente, sem raspar demais onde não deve.

O uso de um balm de barba depois disso tudo é essencial. Esse é um produto coringa pra todo barbudo e tipo de barba. Ele evita aquela coceira e irritação típicas das primeiras semanas de cultivo, hidrata e refresca. Além disso ele tem propriedades calmantes e cicatrizantes e funciona como um excelente pós-barba.


A HORA DE COMEÇAR A APARAR

Isso varia um pouco de pessoa pra pessoa, mas em média é hora de começar a aparar a barba logo na virada do primeiro mês de cultivo. Geralmente nessa hora já dá pra perceber alguns pelos maiores que os outros. Se você tem experiência com a tesoura e leva jeito, pode ir aparando com calma o excesso destes pelos em casa.

A dica é usar sempre um pente como guia para separar os fios mais longos com mais segurança na hora de cortar. Mas se você for desastrado como eu, deixe um barbeiro fazer isso! É só explicar que está deixando a barba crescer e quer manter o corte removendo os excessos.


Vantagens de se aparar a barba

Aparar a barba com frequência tem algumas vantagens: o tamanho mais uniforme dos fios dão uma aparência mais compacta para a barba. E uma barba mais compacta parece estar mais cheia sempre.

Outra que você mantém a simetria do rosto. Normalmente um lado cresce mais rápido que o outro e é fácil a barba ficar assimétrica. Você pode não perceber de cara a assimetria, mas vai sentir que tem algo estranho e fora do lugar. Mantenha sempre os dois lados iguais! Assim você também elimina o excesso de pontas duplas que dão um aspecto de barba desgrenhada e ressecada.

Falando em pontas duplas, com pouco mais de um mês é hora também de você começar a usar um óleo de barba. O óleo é importante à medida em que a barba cresce porque os pelos vão se distanciando da hidratação natural da pele e podem ficar mais ressecados.

O óleo de barba cria uma camada protetora que evita este ressecamento e as pontas duplas.


CUIDADO COM AS LATERAIS

Sua barba parece crescer mais para os lados? Você não está sozinho, meu caro. Manter a lateral mais curta deixa o rosto mais fino à medida em que a barba cresce. Então se você alongar mais o rosto, apare as laterais!

Você pode aparar em casa com uma máquina. A dica é usar um pente com um número maior e passar a máquina no sentido dos fios pra evitar que ela corte que mais do que o necessário.

Mas se você não leva jeito, não pense duas vezes: deixe esse trabalho por conta de um barbeiro de confiança!

E se você está sem tempo pra ir a um barbeiro e precisa controlar o excesso de volume até lá, a dica é usar um modelador de barba.

Ele funciona como um finalizador com um fator de fixação que segura os fios no lugar mas sem deixá-los duros. O lance é aplicar em movimentos repetidos e lentos, sempre no sentido dos fios. Quebra um galhão!


BOM CULTIVO, MEU CAMARADA!

Independentemente de qual etapa que você estiver em sua jornada de cultivar uma barba não tenha medo de aparar. Cortar os excessos e ir mantendo o formato da sua barba vai ajudá-la a ter um crescimento mais saudável. E só o fato de você manter a sua aparência sempre em dia vai trazer a confiança que você precisa pra continuar.

E se tiver mais alguma dica, deixa aqui nos comentários! ;D}} 👇





Samuel Tonin
Samuel Tonin

^

Publicitário, ciclista, gamer e aspirante a baixista nas horas vagas. Fundador da Sobrebarba.



Leia também

Por que o exercício físico faz bem pra sua barba
Por que o exercício físico faz bem pra sua barba

por Samuel Tonin Dezembro 11, 2018 0 Comentários

Uma dieta equilibrada e exercícios físicos podem fazer uma grande diferença em como a sua barba vai se desenvolver.

Pode parecer besteira, mas inserir um treino regular na sua rotina é excelente tanto pra sua pele quanto pra sua barba. Entenda por que.

Ver artigo completo →

Por que ter barba pode fazer bem pra saúde
Por que ter barba pode fazer bem pra saúde

por Samuel Tonin Novembro 26, 2018 0 Comentários

A barba é muito mais do que os pelos que crescem no seu rosto. Ela pode representar uma mudança não só no seu visual mas também no seu estilo de vida.

E algumas pesquisas têm provado que, além do estilo, a barba pode de fato ser benéfica também para a saúde.

Ver artigo completo →

3 cuidados que você precisa ter com sua barba todos os dias
3 cuidados que você precisa ter com sua barba todos os dias

por Samuel Tonin Outubro 29, 2018 0 Comentários

Quem deixa a barba crescer ou já ostenta um barbão há um tempo sabe o quanto ela pode ficar ressecada e espetando se não cuidar direito todos os dias. Só que nem sempre a gente tem tempo pra dar aquele trato que ela merece.

Conheça 3 cuidados que não podem ficar fora da sua rotina.

Ver artigo completo →

x
Welcome to the Loyalty Points Demo Store :-)

Sign up and receive 5000 pts to test out in our Store.

Earning and redeeming Pontos

$1
Earns you
5
$1
Redeems to
20
Ways you can earn
  • Product Purchase
  • Refer a friend
  • Share on social media

Learn more about our program