A Ordem Certa de Usar Seus Produtos Para Barba

por Samuel Tonin outubro 09, 2020

Afinal, tem ou não tem uma ordem certa pra usar os produtos pra barba? Como saber se você está fazendo certo?

Dia desses respondendo os comentários nos videos aqui do canal, esse aqui do Cristiano me chamou atenção. Ele sugeriu o seguinte:

"Gostaria de um video falando a respeito da ordem e do horário corretos para o uso dos produtos. Já vi vários videos, mas cada um diz uma coisa diferente"

Cada video parece dizer uma coisa porque realmente não tem uma única ordem ou horário certos de usar os produtos. Essa ordem de uso você pode chamar de rotina.

E você pode ter uma rotina diferente dependendo de como é a sua barba, do que você precisa: se é mais hidratação, se é resolver um problema de caspa ou se é controlar mais o volume ou pelos rebeldes.

Aqui mesmo no canal, quando faço um video, por exemplo, de como cuidar da barba no verão ou em dia mais quentes, o que passo é uma sugestão de rotina de cuidado.

E pra ajudar quem tem dúvida de por onde começar, aqui tem umas dicas:

Clica aí no botão vermelho e se inscreve no canal:

 

TUDO COMEÇA COM A LIMPEZA

Homem lavando a barba

No geral, o shampoo de barba é o produto coringa que todo barbudo precisa, não importa se a barba é grande, curta ou ainda vai começar a crescer. E sempre o primeiro da fila porque qualquer rotina começa com uma boa limpeza.

A partir daí, a rotina muda dependendo do tamanho da barba ou do seu objetivo.


O BÁSICO DA HIDRATAÇÃO

Tá com a barba curta ou começando a crescer ainda quer só dar aquele trato rápido à noite só pra manter a hidratação em dia? Balm de Barba, também de uso diário e depois da limpeza.


BARBA MAIOR: MAIS HIDRATAÇÃO

Agora, sua barba já está um pouco maior ou você já sente que os pelos estão mais ressecados, mais quebradiços? Isso é sinal que ela precisa de mais hidratação.

Aí tem dois produtos que você pode incluir na rotina: Condicionador de barba logo depois do shampoo, ainda no banho.

Dica: deixe o shampoo agindo por uns minutos antes de enxaguar. Usar logo no início do banho e enxaguar só no final é uma boa.

Homem usando Óleo de Barba

E depois do banho, óleo de barba. O óleo você pode usar substituindo o balm ou logo depois do balm. Fica a seu critério.

Tem gente que prefere só o óleo e está ótimo. E tem aqueles com a barba mais ressecada, como eu, que vêem uma diferença maior usando os dois juntos.


PRA FINALIZAR: MAIS CONTROLE

Barbas mais longas podem ficar com o volume maior também, com pelos mais rebeldes. É muito comum alguns pelos da barba crescerem mais rápido e ficarem apontando pra fora.

Se esse é o seu caso você pode usar um Modelador de Barba pra finalizar. E assim como o shampoo é sempre o primeiro, o modelador é sempre o último.

A função dele é controlar o volume da barba e domar esses fios mais rebeldes mas sem deixá-los duros e com uma aparência mais natural.


OUTRAS ROTINAS

E além destas tem outras rotinas esporádicas como por exemplo, quando você vai raspar os pelos do pescoço e do rosto.

Homem fazendo a barba

A básica é Gel de Barbear sobre a pele molhada, faz a barba e depois usa Balm como um pós-barba.

E se você costuma ter pelos encravados, você pode incluir aí nessa rotina o esfoliante de rosto antes do gel de barbear pra limpar as impurezas que se acumulam sobre os poros e evitar os pelos encravados.

 

Estas aqui são algumas rotinas básicas de uso de produtos, mas você pode criar a sua com os produtos que fazem mais sentido pra você.

Você pode ter uma rotina mais completa de manhã e outra mais rápida só de manutenção no fim do dia. Ou uma diferente nos finais de semana em que você estiver mais tempo em casa.

Entendendo pra que serve cada um dos produtos e como eles agem da sua barba, aí, meu camarada, vai da sua criatividade.

Por isso agora eu quero saber de você: qual é a sua rotina - ou rotinas - de cuidado com a barba? Compartilha aí nos comentários.


Samuel Tonin
Samuel Tonin

^

Publicitário, ciclista, gamer e aspirante a baixista nas horas vagas. Fundador da Sobrebarba.


Leia também

Um ano sem Reunião, mas com muita União
Um ano sem Reunião, mas com muita União

por Samuel Tonin janeiro 06, 2021 0 Comentários

2020 não foi um ano nada fácil. Mas apesar da pandemia, do isolamento e de tanto perrengue que todos passamos (e estamos passando), ainda deu pra gente se reinventar, aprender e criar muita coisa juntos.

Ver artigo completo →

Corte de barba para iniciantes: o que falar para o barbeiro?
Corte de barba para iniciantes: o que falar para o barbeiro?

por Samuel Tonin dezembro 16, 2020 0 Comentários

Tá aqui mais uma sessão de perguntas e respostas dos barbudos. Dessa vez tem desde corte de barba pra iniciantes até dicas pra comer sem sujar o bigodão.

Vamos lá!

Ver artigo completo →

Como Fazer a Linha do Pescoço na Barba
Como Fazer a Linha do Pescoço na Barba

por Samuel Tonin novembro 23, 2020 0 Comentários

A linha do pescoço bem demarcada e na altura certa pode definir melhor a sua linha da mandíbula e dar um aspecto mais simétrico e limpo ao seu estilo.

Veja como fazer.

Ver artigo completo →

x