A importância de hidratar a barba diariamente - Sobrebarba

A importância de hidratar a barba diariamente

por Samuel Tonin Agosto 19, 2018

Não importa o tamanho da sua barba - se ela já está grande ou se você está começando agora a cultivar uma - a hidratação diária é um passo importante pra que ela cresça saudável e com uma aparência mais alinhada, macia e sem arranhar.


O cuidado começa na limpeza

Não dá pra ficar sem lavar o rosto e a barba diariamente. O acúmulo de sujeira e de células mortas pode obstruir os poros e ainda causar pelos encravados e até foliculite.

Lavando a Barba

Na hora de lavar, use um shampoo específico para barba. Ele é diferente de um shampoo de cabelo: limpa os fios sem remover essa proteção natural da pele. Além disso o shampoo para barba tem um poder maior de hidratação que um convencional, regulado para os fios mais grossos que nascem no seu rosto.

Se sua barba já está maior e mais ressecada, você pode complementar a limpeza com um condicionador para barba. Ele sela as escamas dos fios deixando-os mais macios e alinhados.

A dica aqui é usar o shampoo, enxaguar e depois aplicar o condicionador logo no início do banho. Deixe o condicionador ali agindo enquanto você lava todo o resto. Esse tempo extra do condicionador em contato com os fios faz toda a diferença. Enxágue só no final do seu banho.


Segundo passo: hidratar!

Perto da raiz de cada pelo do nosso corpo fica a glândula sebácea. Ela produz e expele uma espécie de óleo natural - também chamado de sebo - que tem a função de hidratar e impermeabilizar os pelos.

Glândula Sebácea

Acontece que, na barba, isso pode não ser suficiente. Além do rosto ser uma área que lavamos com mais frequência, à medida em que a barba cresce, os fios vão ficando mais distantes dessa hidratação e assim ficam com um aspecto cada vez mais ressecado.

É aí que entram o Balm ou Óleo para Barba. Mas qual usar? 


Tá começando? Vai de Balm

Você não precisa ter uma barba grande para começar a hidratar os fios. Esse é um cuidado que deve ser tomado desde o primeiro dia. É muito comum quem está começando a deixar a barba crescer ter dificuldade pra passar da fase inicial em que os pelos começam incomodar e arranhar.

Homem com a barba ainda no início do crescimento

Se você está nessa fase, meu amigo, comece usando Balm todos os dias. Ele é bem refrescante e foi feito justamente pra estes casos. Além de cuidar da barba que está nascendo, ele cuida também da pele do rosto já que ajuda contra a coceira e irritação.

Quando desenvolvemos a fórmula do nosso Balm pensamos também naqueles dias em que damos um trato no visual raspando o pescoço. Por isso ele tem Extrato de Algas Marinhas e Aloe Vera que protegem a pele e têm propriedades cicatrizantes, hidratantes e anti-inflamatórias.

Não é à toa que é o preferido de muitos barbeiros na hora de finalizar a barba como um pós-barba. ;D}}


Tá barbudão? Vai de Óleo!

É fato: barba grande resseca mais fácil. Você pode continuar usando o Balm diariamente também no seu barbão viking ou de lenhador, sem problema! Mas aqui o Óleo de Barba é essencial pra completar a hidratação.

Você pode inclusive combinar o uso do Balm e do Óleo de Barba naqueles dias em que a barba estiver precisando de uma hidratação extra. Neste caso use primeiro o Balm no rosto todo e, em seguida aplique algumas gotas de óleo. 

Homem com a barba grande


Escolha o óleo ideal pra você

Um bom óleo de barba é uma mistura de vários tipos diferentes de óleos vegetais. Cada um com uma propriedade e função diferentes. 

Por isso você pode encontrar óleos mais densos e outros com uma textura mais leve e menos gordurosa. 

Aqui na Sobrebarba, ouvindo a opinião de dezenas de barbudos que nos ajudaram nos testes durante a formulação, criamos um Óleo de Barba mais leve, que é absorvido mais facilmente pelos fios e pela pele do rosto sem deixar uma sensação de engordurado. Ele inclusive tem propriedades que ajudam a controlar o excesso de oleosidade do rosto e por isso pode ser usado até por quem tem a pele oleosa.


Conheça bem a sua barba

Cada barba tem suas necessidades próprias de hidratação. Normalmente de 1 a 2 aplicações diárias de óleo - 3 a 5 gotas - são suficientes para a maioria. Mas vale experimentar e ver qual a quantidade e frequência ideais para a sua barba.

Homem olhando a barba no espelho

Normalmente uso uma vez ao dia, de manhã. Mas tem dias em que o tempo está mais seco, ou eu não me hidratei o suficiente (água e alimentação influenciam pra caramba!), ou talvez sua barba simplesmente tenha uma tendência a ficar mais ressecada no dia a dia. E aí você pode precisar de mais de uma aplicação.

Na real cuidar da barba não tem muito mistério. O lance é conhecer bem a que você carrega no rosto.


Silicone, não!

Evite óleos de barba que contêm silicone. O silicone é um polímero sintético - uma combinação de silício e oxigênio.

Ele pode dar uma aparência brilhante como se sua barba estivesse extremamente condicionada e hidratada. Mas é um efeito temporário e superficial. É que ele funciona como um filme plástico em torno dos fios que, além de ser difícil remover, bloqueia a absorção de nutrientes e pode obstruir os poros, dificultar a respiração da pele e causar acne e pelos encravados.


Mantenha a frequência

Não adianta cultivar uma senhora barba e hidratar só no fim de semana ou em ocasiões especiais. Para manter uma barba sempre saudável a frequência é muito importante.

Crie sua rotina diária. Quem não está acostumado a usar produtos específicos para a barba pode esquecer com facilidade de usar o óleo todos os dias ou acabar pulando o uso do shampoo de barba durante o banho.

Mas faça um esforço logo na primeira semana. Manter a barba hidratada, além de necessário, é bem simples e rápido. É como se enxugar depois do banho ou usar o desodorante antes de vestir a camisa sem nem precisar pensar no que está fazendo.





Samuel Tonin
Samuel Tonin

^

Publicitário, ciclista, gamer e aspirante a baixista nas horas vagas. Fundador da Sobrebarba.



Leia também

10 das Barbearias Mais Legais do Mundo
10 das Barbearias Mais Legais do Mundo

por Samuel Tonin Setembro 24, 2018 0 Comentários

Da mais elegante e exclusiva barbearia de Londres, onde 007 e o time nacional de rugby dão um tapa no visual até uma barbearia escondida no Canadá inspirada na época da Lei Seca.

Conheça dez das barbearias mais bacanas do mundo.

Ver artigo completo →

Playlist Colaborativa: Sombra e Barba Fresca
Playlist Colaborativa: Sombra e Barba Fresca

por Samuel Tonin Setembro 23, 2018 0 Comentários

Num domingo de sol e vento, depois de uma bela pedalada, começou a nascer essa playlist criada com a colaboração de vários barbudos que acompanham os Stories do Instagram @sobrebarba. 

Aumenta o som e relaxa que essa playlist tá sensacional.

Ver artigo completo →

Como deixar sua barba mais macia em 5 passos
Como deixar sua barba mais macia em 5 passos

por Samuel Tonin Setembro 16, 2018 0 Comentários

Semana corrida, muito trabalho, estresse, falta tempo pra praticar exercícios e se alimentar direito.

São nesses dias que alguns cuidados simples podem fazer toda a diferença. E aqui vão cinco passos simples que você pode ter durante os dias mais pesados.

Ver artigo completo →

x
Welcome to the Loyalty Points Demo Store :-)

Sign up and receive 5000 pts to test out in our Store.

Earning and redeeming Pontos

$1
Earns you
5
$1
Redeems to
20
Ways you can earn
  • Product Purchase
  • Refer a friend
  • Share on social media

Learn more about our program