A Hora Certa pra Você Usar Óleo de Barba

por Samuel Tonin julho 21, 2021 0 Comentários

Como é que você sabe que chegou a hora de usar óleo de barba?

Isso pode variar dependendo do tamanho e de outras características da barba. E aqui tem algumas dicas pra você encontrar a hora certa pra você.

Clica aí no botão vermelho e se inscreve no canal:

 


Tamanho Importa

Os pelos da barba aproveitam muito da hidratação natural da pele. Na raiz de cada pelo tem uma glândula sebácea, responsável por secretar sebo, que é um hidratante natural pro fio.

Acontece que quanto maior a barba, mais longe ela fica dessa hidratação natural e tende a ficar mais ressecada. E é normalmente aí que entra o óleo de barba - pra repor a hidratação que faltava.

Homem Barbudo

Por isso o tamanho é uma das condições pra você saber se chegou a hora de usar óleo de barba. E mesmo assim pode variar.

Pra minha barba, por exemplo, eu sei que ela está chegando a um tamanho que já preciso usar óleo quando eu faço isso aqui: no banho eu passo a mão no sentido oposto dos fios e fecho os dedos.

Se eu conseguir segurar os fios com força, é sinal de que eles já cresceram a ponto de começar a precisar de um óleo na hidratação.


Sensação de Ressecada

Uma outra medida pra saber a hora de usar óleo é a sentir se barba muito seca ou áspera passando a mão e com um pente de leve sobre os pelos.

Se a mão não deslizar tão fácil ou o pente começar a agarrar, é um sinal que ela pode estar precisando de óleo de barba.


De manhã ou à noite?

Prefiro usar o óleo de manhã já que a função dele é proteger os fios contra o ressecamento ao longo do dia.

Já à noite, quando fico em casa, hidrato a barba somente com o balm de barba, que é não oleoso e mais refrescante. Ótimo pra ser usado antes de dormir.


A Ordem Certa

Você pode usar o óleo de barba junto com o balm pra dar uma turbinada na hidratação.

Neste caso eu prefiro usar primeiro o balm no rosto e na barba toda. E logo em seguida o óleo de barba.

O balm hidrata os pelos e o óleo complementa essa hidratação protegendo e fazendo com que ela dure mais, sem ressecar e sem precisar reaplicar de novo durante o dia.


A Quantidade Certa

Tá, você descobriu e acha que está na hora de usar óleo de barba. Qual a quantidade certa? Não existe um padrão exato pra quantas gotas cada barba precisa. Você vai descobrir quantas a SUA BARBA precisa.

Homem Barbudo

E pra isso o ideal é começar com poucas gotas e ir aumentando aos poucos, sentindo a diferença.

Eu começaria com 3 gotas na palma da mão. Esfrega as mãos pra aquecer o óleo e liberar mais o aroma e com as palmas das mãos você espalha o óleo de barba sobre os pelos.

Com os dedos massageie da raiz até as pontas. Você pode também usar um pente pra espalhar melhor o óleo por toda a extensão dos fios.

Deixe o óleo agir por um tempo. Use assim por alguns dias e perceba se vale aumentar a quantidade. Aumente de gota em gota até chegar na quantidade ideal pra você.

Barbas mais longas podem precisar de sete a dez gotas.


Nova Tampa

Aproveitando que tô falando de óleo de barba, deixa eu te contar uma novidade em primeira mão aqui no canal. A partir desta semana o modelo de tampa dos óleos de barba será gradualmente substituída.

Sai a tampa com conta-gotas e entra a tampa com este gotejador um frasco. É mais prático pra usar e também mais seguro e econômico.

Eram muitos os casos de barbudos desastrados (como eu) derrubando o frasco na pia sem ter fechado.

Óleo de Barba vazando

Eu mesmo já o derrubei algumas vezes. Com esse gotejador, se acontecer um acidente e você esbarrar no frasco ele não vaza.

Com o bico dosador, acaba este problema. Pode esbarrar à vontade no seu frasco de óleo na pia. ;D

Novo Óleo de Barba com Tampa Dosadora

Se você curte muito o conta-gotas, segura o que você tem em casa porque ele continua se encaixando no frasco.

E é isso, meu camarada. Alguma dúvida sobre o uso de óleo de barba? Manda aí no comentário.


Samuel Tonin
Samuel Tonin

^

Publicitário, ciclista, gamer e aspirante a baixista nas horas vagas. Fundador da Sobrebarba.


Leia também

Barba Crescendo do Zero | Episódio 4: Hora de Aparar
Barba Crescendo do Zero | Episódio 4: Hora de Aparar

por Samuel Tonin agosto 02, 2021 0 Comentários

Há dois meses eu raspei a barba deixando só o bigode e ela vem crescendo sem mexer. Finalmente chegou a hora de aparar os pelos pela primeira vez.

Ver artigo completo →

Combinando o Cabelo com o Estilo de Barba
Combinando o Cabelo com o Estilo de Barba

por Samuel Tonin julho 29, 2021 0 Comentários

Perdeu a Live no Canal Sobrebarba? Assista à gravação aqui. A convidada desta semana foi a Jaqueline, barbeira fenomenal da Barbearia do Zé. O papo foi sobre como combinar o seu corte de cabelo com o estilo de barba.

Ver artigo completo →

Como Cuidar da Barba Branca | E outras dúvidas de barbudos
Como Cuidar da Barba Branca | E outras dúvidas de barbudos

por Samuel Tonin julho 19, 2021 0 Comentários

Aqui respondo algumas das dúvidas que os barbudos têm feito no canal Sobrebarba no YouTube e também no Instagram. Dá uma olhada porque algumas destas dúvidas podem também ser as suas.

Ver artigo completo →