A barba pode parar de crescer? - Sobrebarba

A barba pode parar de crescer?

por Samuel Tonin Julho 02, 2018

“Minha barba parou de crescer. O que faço?”

Taí uma dúvida que já recebi algumas vezes aqui no QG. É fato que os fios crescem em velocidades diferentes e por isso é importante dar uma aparada naqueles mais apressados pra manter o formato. Mas será que tem um tamanho máximo? Será que uma barba pode mesmo parar de crescer?

Na verdade ela não pára de crescer. O que acontece é que cada fio de cabelo e pelo do seu corpo tem um "tempo de vida" antes de cair e o ciclo recomeçar com o nascimento de um novo fio.

homem barbudo cabeludo segurando um balão

Pensa só nos pelos do seu braço ou da sua perna, por exemplo. Eles não ficam tão longos quanto os fios do seu cabelo, certo? Só que eles também não param de crescer. O que eles têm é um ciclo de vida mais curto e se renovam mais rapidamente. É como se cada pelo do seu corpo estivesse programado pra durar um tempo específico antes de se apertar o botão de reset. E estamos o tempo todo renovando células e o cabelo. E a barba não é diferente.

Este tempo de vida de um pelo da barba varia também dependendo da região do rosto. Os fios da região do queixo podem ter um tempo de vida bem maior que os das laterais do rosto ou do bigode, por exemplo.


O ciclo de vida da sua barba

Já deu pra ver que a queda dos fios é algo natural e esperado. Então não se desespere se perceber alguns fios da barba se soltando. Isso é só o ciclo natural de um fio dando lugar a outro. A não ser que comece a ter uma queda muito acentuada em uma região específica. Aí é hora de consultar um dermatologista. Mas no geral, esse ciclo é dividido em três fases:

Ciclo de crescimento dos pelos

Fase Anágena

É a fase responsável pelo crescimento do fio de cabelo e pode durar de 2 a 7 anos. Ela dura a maior parte da vida do fio. É quando ele se forma e o metabolismo da raiz acelera pra que ele cresça.

Fase Catágena

É a fase de transição e dura algumas semanas. Nessa fase a raiz do folículo capilar diminui de tamanho, o pelo dá um tempo no crescimento e se desprende da raiz.

Fase Telógena

É a fase de repouso e pode durar até 3 meses. É aí que o fio da sua barba pode se soltar e cair sozinho, ou ser empurrado para fora por um novo fio que vem aí e começa todo o ciclo novamente.


Dá pra acelerar o crescimento?

Olha... Não tem muito o que fazer pra acelerar. A velocidade de crescimento dos seus pelos está escrita no seu DNA. Mas dá pra tomar alguns cuidados pra prevenir que os fios caiam mais rápido ou durem menos tempo:

Sua barba é o que você come

O crescimento e a saúde da sua barba está ligado diretamente ao que você come. Uma dieta rica em proteína, vitaminas A, B, C e E influenciam no tempo de vida dos fios. Coma bem e beba bastante água. Isso faz diferença.

Relaxe

Homem barbudo rocando um violão

O estresse pode acabar com a nossa saúde. E com a saúde da nossa barba também. Excesso de preocupação e falta de sono são inimigos de uma barba saudável e forte. Eu procuro meditar pelo menos 15 minutos toda manhã antes de começar o trabalho. E, rapaz, isso faz um bem danado. Recomendo fortemente.

Pratique exercícios

Barbudo praticando esporte

Já disse aqui em outro post e repito: atividade física é essencial pra uma barba saudável. O exercício aumenta o fluxo de sangue no corpo levando mais oxigênio e nutrientes para as células e para as raízes dos fios da sua barba. Com isso eles vão crescendo mais saudáveis.

Cuide do seu rosto

Tratar bem do rosto é a base de uma barba bem cuidada. Use sempre um bom shampoo específico para barba e hidrate os fios com um bom Balm ou Óleo de Barba. E, pelo menos duas vezes na semana, um Esfoliante na pele do rosto cai muito bem. Do mesmo modo que trocamos os pelos, trocamos também a pele e o esfoliante remove a camada de células mortas deixando o caminho livre para o nascimento de novos fios e para a renovação celular, além de evitar fios encravados.

Barbudo cuidando da barba e do rosto

É isso... no fim das contas o grande segredo é cuidar bem da sua saúde e estar bem com a sua própria barba. Lembre-se: ela é única e só sua. Diferente de qualquer outra. Quando mais entendermos as nossas próprias características e assumirmos a nossa identidade, mais confiança vamos ganhando pra ostentar a nossa barba como ela realmente é, sem tentar copiar um modelo padrão. 👊





Samuel Tonin
Samuel Tonin

^

Publicitário, ciclista, gamer e aspirante a baixista nas horas vagas. Fundador da Sobrebarba.



Leia também

A importância de hidratar a barba diariamente
A importância de hidratar a barba diariamente

por Samuel Tonin Agosto 19, 2018 0 Comentários

Cada barba tem suas necessidades próprias de hidratação. Algumas são bem mais ressecadas que outras.

Pra manter uma barba sempre macia e com aspecto saudável, a hidratação diária é super importante. Veja como.

Ver artigo completo →

Como cultivar e manter o bigode
Como cultivar e manter o bigode

por Samuel Tonin Agosto 07, 2018 0 Comentários

Bigode fino, lápis, grosso, vintage, chevron, handlebar, ferradura... não importa o seu estilo ou nome que dão ao seu bigode, todos precisam de um cuidado especial.

Na prática é bem simples: aparar, hidratar e alinhar. Esse trio vale pra todo homem bigodudo que se preze. E aqui vão algumas dicas pra extrair o melhor do seu bigodão.

Ver artigo completo →

Como evitar e tratar a caspa na barba
Como evitar e tratar a caspa na barba

por Samuel Tonin Julho 30, 2018 0 Comentários

Taí uma das dúvidas (e um dos problemas) mais comuns entre barbudos. Mas o que de fato é a tal caspa e porque ela surge também na barba?

Conheça as principais causas e algumas dicas importantes para resolver e evitar esse problema.

Ver artigo completo →

x
Welcome to the Loyalty Points Demo Store :-)

Sign up and receive 5000 pts to test out in our Store.

Earning and redeeming Pontos

$1
Earns you
5
$1
Redeems to
20
Ways you can earn
  • Product Purchase
  • Refer a friend
  • Share on social media

Learn more about our program