4 Livros Sobre o Movimento Cultural da Barba

por Samuel Tonin setembro 29, 2020 0 Comentários

A barba vem moldando o formato do rosto dos homens há milênios, mudando o jeito que você é percebido na sociedade e um jeito muito particular de você poder expressar o seu próprio estilo.

Por isso ela é muito mais que os pelos que crescem no rosto. A barba pode ser vista também como um movimento cultural.

E pra mostrar um pouco esse lado, aqui tem 4 livros que descobri ao longo destes anos pesquisando e estudando sobre o tema, desde quando a Sobrebarba ainda era um projeto querendo sair da gaveta.

Clica aí no botão vermelho e se inscreve no canal:


A BOOK OF BEARDS

A Book of Beards foi o primeiro livro sobre o tema Barbas que conheci, em 2013, enquanto eu pesquisava sobre produtos pra barbudos que existiam no mundo.

A Book of Beards

É um livro de retratos, de um fotógrafo chamado James Muir. No início a ideia não era fazer um livro. Ele tinha acabado de se mudar pra West Chester na Pensilvânia e percebeu que aquele lugar tinha muito mais homens cultivando uma barba que o que ele já tinha visto em outro lugar.

Ele começou então a fazer retratos em preto e branco documentando aquelas barbas. Primeiro de amigos e depois evoluiu pra abordar estranhos na rua. Ele passou a carregar um mini estúdio portátil pra fazer as fotos.

A Book of Beards

Nessa época um amigo dele foi diagnosticado com câncer. Sem grana para o tratamento ele transformou esse projeto pessoal dele de documentação de barbas em um livro. E 100% da renda foi pro amigo bancar o tratamento.

O amigo se tratou, foi curado e hoje a renda com o livro vai para uma Sociedade de Leucemia e Linfoma.


NO SIN MI BARBA

Agora, quer ter uma visão completa da barba na atualidade e com muito bom humor num estilo almanaque?

No Sin Mi Barba

No Sin Mi Barba dos espanhóis Carles Suñé e Alfonso Casas.

Nesse livro os caras fazem um verdadeiro tratado sobre a barbas nos dias atuais que reúne reflexões, conselhos, anotações que ele foi acumulando no blog que ele mantinha sobre barbas com o mesmo nome.

No Sin Mi Barba

Nesse livro você encontra textos sobre a barba como elemento cultural, uma análise sobre o negócio da barba, o ressurgimento das barbearias, produtos, dicas pro dia-a-dia de um barbudo, moda, estilo de vida, tudo com um senso de humor na medida e ilustrado de um jeito muito bacana pelo Alfonso Casas.


OF BEARDS AND MEN

Of Beards and Men. Sobre Barbas e Homens. Este é também um livro de retratos do fotógrafo Joseph OLeary e lançado em 2013.

No livro ele fala que os primeiros testes que fez com retratos de barbudos estavam tecnicamente corretos, tinham um ângulo mais fechado mas no final parecia mais um catálogo de estilos diferentes de barba. Não era essa a ideia.

Of Beards and Men

Foi quando ele começou a pedir pra que os barbudos que aceitavam o convite pra serem fotografados trouxessem pro estúdio algum objeto pessoal, uma roupa, qualquer coisa que falasse mais sobre quem eles são, o que fazem.

E foi aí que o livro deixou de ser sobre barbas com estilos diferentes e passou a ser sobre a personalidade que cada homem tem e barba tá ali como mais um elemento que compõe essa personalidade.


THE PHILOSOPHY OF BEARDS

E pra fechar, A Filosofia das Barbas. Esse livrinho aqui foi um achado.

Ele foi publicado pela primeira vez em 1854 na Inglaterra em plena era Vitoriana. Pra você ver que desde aquela época a barba já trazia essa discussão cultural

Filosofia das Barbas

Alguns pontos de vista, claro, já são bem datados com uma visão machista do universo barbudo. Pela época que foi escrito não podia ser muito diferente disso.

Mas vale como um registro histórico e também pela pesquisa que o Thomas Gowing, autor do livro, fez sobre a história da barba ao longo da evolução da humanidade e o que ela representou em cada época para povos egípcios, judeus, babilônicos, turcos, gregos até o século XIX, quando o livro foi escrito.

Filosofia das Barbas

Este livro está servindo como uma das referências pra um outro video aqui do canal sobre a história da barba.

 

Queria encontrar algum livro nacional a respeito. Será que já foi feito algum? Se você conhecer e tiver alguma sugestão, manda aí no comentário.

 


Samuel Tonin
Samuel Tonin

^

Publicitário, ciclista, gamer e aspirante a baixista nas horas vagas. Fundador da Sobrebarba.


Leia também

BARBA DURA: COMO DEIXAR OS PELOS MAIS MACIOS
Barba Dura: Como Deixar os Pelos Mais Macios

por Samuel Tonin abril 16, 2021 0 Comentários

Já sentiu sua barba mais dura, com pelos rígidos e desalinhados? Conheça um jeito simples simples pra que sua barba fiquem mais macia e fáceis de alinhar.

Ver artigo completo →

Barba na Adolescência | Conselhos que eu queria ter ouvido
Barba na Adolescência | Conselhos que eu queria ter ouvido

por Samuel Tonin abril 02, 2021 0 Comentários

Cultivar uma barba pela primeira vez na adolescência não é tarefa fácil. Mas separei aqui alguns conselhos que podem ajudar (e que eu gostaria muito de ter ouvido quando era mais novo).

Ver artigo completo →

E Foi Assim Que Começamos a Plantar Árvores na Amazônia
E Foi Assim Que Começamos a Plantar Árvores na Amazônia

por Samuel Tonin março 30, 2021 0 Comentários

Se tem um projeto que dá o maior orgulho de participar é este de reflorestamento da Reserva do Uatumã, na Amazônia. Aqui eu conto um pouco mais sobre como tudo começou.

Ver artigo completo →