Vejo pixels em você - Sobrebarba

Vejo pixels em você

por Samuel Tonin Novembro 08, 2015

O Donkey Kong largou as bananas e foi dar um rolê por Botafogo, o Pac-Man já foi visto pelo Aterro do Flamengo e o Toad do Super Mario já deu pinta em Belo Horizonte.

Outros tantos ícones de games vêm tomando conta de cidades como Rio, São Paulo, Belo Horizonte, Porto Alegre, Brasília…

Tudo obra do projeto 8-bitch, do casal formado pelo bigodudo Luca Bastolla e pela jornalista Maria Carol. Com pastilhas de vidro ou azulejos de cerâmica, a dupla vem recriando, há quase 2 anos, personagens e elementos de games famosos em pixel art, que são colados em postes, muros, no chão de grandes centros urbanos e até de locais paradisíacos, como a Chapada dos Veadeiros.

“Desde a nossa primeira saída para fazer o trabalho, o fantasminha do Mário, que colocamos na Lapa, a galera já ficou amarradona!”, lembra Luca.

Em cada lugar, os personagens ganham uma “cor” local: é o caso da baianinha feita em Salvador, ou do personagem do Mário, que ganhou uma fantasia japa antes de ser aplicado no bairro da Liberdade, em São Paulo.

“Até hoje a gente tenta fazer com que a obra converse com o local. Antes de viajar, a gente quebra a cabeça para levar a peça já pronta para ser instalada. Até porque precisamos de espaço para fazer o preparo”, explica Luca, que usa spray para colorir as pecinhas a serem usadas.

Recentemente, o 8-bitch expôs no Art Rua, mostra de arte urbana paralela ao Art Rio, e também foi convidado para o maior desafio até então: no lançamento do filme “Pixels”, a distribuidora Sony Pictures convidou a dupla para montar um mural de 6mx5m na estação de metrô Pinheiros, na capital paulista. Mãe, irmãos, pai, a família toda ajudou Luca e Carol a pintarem as peças.
“Foi uma aventura, porque a gente só tinha uma semana para instalar tudo, e isso só das 23h às 4h, que é quando o metrô fecha. Convocamos nossos irmãos, uma amiga e até o menino do hostel em que estávamos para ajudar a colar!”

Nesta semana, vão expor 5 quadros no Espaço Vanguarda Vanguarda (é assim mesmo, 2 vezes a palavra Vanguarda), na Fábrica Bhering, dentro da programação da Semana de Design Rio.

Depois embarcam em uma viagem de 10 dias para Fortaleza: por lá vão participar do Festival Concreto, de arte urbana, além de espalhar suas pecinhas pela capital cearense.

Quando não estão trabalhando no 8-bitch, Luca e Carol gostam de, vejam só, jogar videogame!

“A gente adora, joga pra caramba. Temos em casa Super Nintendo, Nintendo 64, PS-3, Wii… Fim de semana passado comprei o game ‘PES 2016’… Jogar é uma forma de inspiração!”

Além dos games, os sons da Mixtape abaixo os inspiram a criar sua arte. Aperta o play:

[ Assine e ouça a Mixtape também no Spotify ]





Samuel Tonin
Samuel Tonin

^

Publicitário, ciclista, gamer e aspirante a baixista nas horas vagas. Fundador da Sobrebarba.



Leia também

A importância de hidratar a barba diariamente
A importância de hidratar a barba diariamente

por Samuel Tonin Agosto 19, 2018 0 Comentários

Cada barba tem suas necessidades próprias de hidratação. Algumas são bem mais ressecadas que outras.

Pra manter uma barba sempre macia e com aspecto saudável, a hidratação diária é super importante. Veja como.

Ver artigo completo →

Como cultivar e manter o bigode
Como cultivar e manter o bigode

por Samuel Tonin Agosto 07, 2018 0 Comentários

Bigode fino, lápis, grosso, vintage, chevron, handlebar, ferradura... não importa o seu estilo ou nome que dão ao seu bigode, todos precisam de um cuidado especial.

Na prática é bem simples: aparar, hidratar e alinhar. Esse trio vale pra todo homem bigodudo que se preze. E aqui vão algumas dicas pra extrair o melhor do seu bigodão.

Ver artigo completo →

Como evitar e tratar a caspa na barba
Como evitar e tratar a caspa na barba

por Samuel Tonin Julho 30, 2018 0 Comentários

Taí uma das dúvidas (e um dos problemas) mais comuns entre barbudos. Mas o que de fato é a tal caspa e porque ela surge também na barba?

Conheça as principais causas e algumas dicas importantes para resolver e evitar esse problema.

Ver artigo completo →

x
Welcome to the Loyalty Points Demo Store :-)

Sign up and receive 5000 pts to test out in our Store.

Earning and redeeming Pontos

$1
Earns you
5
$1
Redeems to
20
Ways you can earn
  • Product Purchase
  • Refer a friend
  • Share on social media

Learn more about our program