O projeto Barbeiros Nômades

por Samuel Tonin outubro 27, 2015 0 Comentários

Em Bom Jesus dos Perdões, no interior de SP, mora um barbudo que vem tocando um projeto muito bacana pela região: o Barbeiros Nômades Núcleo Atibaia. 

Pelo menos duas vezes por mês, Ricardo Kovacsik pega sua tesoura e navalhete para fazer barba, cabelo e bigode de pessoas carentes que são atendidas por um centro de convivência da cidade.

“Dois dias por semana, eles liberam o chuveiro do centro, recolhem a roupa, lavam e devolvem ela limpa para quem vive na rua. Há uns cinco meses vou lá cortar o cabelo e fazer a barba deles, é um compromisso sagrado pra mim”, conta Ricardo, que, por indicação de um amigo, entrou em contato com os fundadores do Nômades, surgido no RJ, para começar o projeto em Atibaia.

“Você vê o cara com a autoestima tão lá embaixo que às vezes nem no centro ele vai… Aí depois de barba feita, ele vem e te dá um abraço, é muito gratificante! Uma vez, teve um cara com uma entrevista de emprego marcada que saiu com barba e cabelo arrumados, voltou pra contar que tinha conseguido a vaga e falou ‘imagina se eu não tivesse vindo aqui…’ Pra muitos de nós, não é nada, mas foi um jeito de aquele cara chegar aparentado para a entrevista.”

Quem quiser ajudar, ele explica, pode doar materiais (gel, lâminas etc.), ou, no caso de barbeiros, a própria mão de obra. De toda forma, Ricardo pede que entrem em contato pelo e-mail projetobarbeirosnomadesatibaia@gmail.com.

“Cada um faz um pouco, não precisa ser só com corte. Já apareceram núcleos dos Barbeiros Nômades em Minas Gerais e até no Rio Grande do Norte.”

Agora o Ricardo planeja fazer uma sessão na Cracolândia, na capital paulista, com um grupo de 10 pessoas.

Outro plano é visitar a tradicional Schorem, em Roterdã, na Holanda, referência em barbearia “old school”.

Foi depois de conhecer a Schorem e esse movimento de barbeiros que Ricardo se animou a fazer curso de barba e abrir, há sete meses, a JK Barbearia, em Atibaia.

“Comecei a me identificar totalmente com o trabalho daqueles caras. Demorei a me encontrar! Já tive sorveteria, loja de recarga de cartucho, trabalhei com estamparia de camiseta…”

Nos três primeiros meses de negócio, diz ele, “dava até desespero”, mas no sexto mês a coisa engrenou. “Cada dia vinha clientes novos, pessoal que retornava e indicava… Sexta-feira é raro ter um horário vago na agenda. Meu corte leva 45 minutos, estabelecemos praticamente um vínculo de amizade. Tem gente que fala que é como uma terapia, já deixa marcado pra semana seguinte. Tem toda uma magia.”

Enquanto manda ver no pincel e navalhete, uma vitrola ajuda a reforçar esse clima. No som, rola de Elvis Presley a Beastie Boys. “O pessoal adoral o barulhinho do vinil.”

Pois é essa a vibe, do rock ao hip-hop, que Ricardo imprimiu na Mixtape que fez pro Sobrebarba. Então senta aí na cadeira do barbeiro, coloca o fone e aperta o play:

[ Assine e ouça a Mixtape também no Spotify ]


Samuel Tonin
Samuel Tonin

^

Publicitário, ciclista, gamer e aspirante a baixista nas horas vagas. Fundador da Sobrebarba.


Leia também

Quando você vira refém da sua própria barba
Quando você vira refém da sua própria barba

por Samuel Tonin janeiro 24, 2022 0 Comentários

Até que ponto nós estamos reféns da nossa própria barba? Mantemos sempre igual por aceitação? Praticidade? Por já estarmos acostumados com a sua barba desse jeito? Barbudos dão seus relatos.

Ver artigo completo →

Exercício Físico Ajuda no Crescimento da Barba?
Exercício Físico Ajuda no Crescimento da Barba?

por Samuel Tonin outubro 26, 2021 0 Comentários

Praticar algum exercício físico pode fazer muito bem pra sua barba. E um dos principais motivos pra isso é que exercício faz você suar! Entenda o que acontece com sua barba quando você se exercita.

Ver artigo completo →

6 Meses Deixando a Barba Crescer | Time-lapse
6 Meses Deixando a Barba Crescer | Time-lapse

por Samuel Tonin outubro 12, 2021 0 Comentários

Há seis meses raspei toda a barba e fiz uma foto por dia enquanto ela crescia de novo. Agora sei quanto tempo a minha barba demora pra crescer e quais os cuidados necessários em cada estágio. Dá uma olhada.

Ver artigo completo →