5 Mitos Sobre Barba - Sobrebarba

5 Mitos Sobre Barba

por Samuel Tonin Maio 23, 2018

Todo barbudo já ouviu algum tipo de absurdo sobre barba. Isso pra não contar as clássicas piadinhas e apelidos. Mas isso tem mudado. De uns anos pra cá o uso da barba tem sido visto com mais naturalidade e aquele clichê do barbudo sujo e desleixado já deixou de fazer sentido há um bom tempo.

Mas mesmo assim alguns mitos seguem firmes e fortes por aí. São muitos, mas separei cinco dos que mais tenho ouvido ultimamente. Vamos lá:


1. Barba esquenta no verão

Olha… quem inventou isso certamente nunca deixou a barba grande no verão. Ela não esquenta assim como parece. Na verdade ela protege e pode até refrescar. Já experimentou molhar a barba num dia quente de verão? Então! ;D}}

Só precisa ter alguns cuidados específicos com a barba no calor.

Barba no Verão

Tem até um estudo feito na por uma universidade na Austrália que mediu o quanto a barba realmente protege contra os raios UV e os resultados são impressionantes. Um tempo atrás escrevi aqui no blog sobre esse estudo. Vale dar uma olhada.


2. Barbas crescem de um jeito uniforme

Quem acha que precisa aparar a barba porque ela cresce igual tanto pra baixo quanto para os lados se engana. Na real cada fio pode crescer numa velocidade diferente e a barba nunca cresce uniforme. Uma região da sua barba pode crescer mais rápido que a outra e isso é normal. E é por isso que é importante apará-la com certa frequência, mesmo se o seu objetivo for deixar uma barba mais longa.

Barbeiro aparando a barba

Quando os fios crescem assim desordenados a tendência é que a barba fique com um aspecto mais desgrenhado e sem volume. Aparar aqueles fios mais longos deixa a barba com um formato mais compacto e ela pode parecer até mais cheia. Não tenha medo da tesoura.


3. Toda barba coça e incomoda quando cresce

Na real ter uma barba não significa que ela vá coçar e incomodar. Essa é mais a exceção que a regra. Ela pode coçar nas primeiras semanas, por exemplo, porque os fios mais curtos e recém raspados tem pontas que arranham a pele do rosto.

Homem coçando a barba

Outro motivo que pode fazer a barba coçar é a falta de hidratação ou poros obstruídos que podem levar a pelos encravados. Por isso o cuidado com a barba desde o começo é importante. Nestes casos o uso de um balm ou óleo de barba certamente podem ajudar. Hidratada, ela não vai arranhar e ainda vai crescer mais saudável. Se quiser, aqui nesse outro post tem dicas pra aliviar uma possível coceira.


4. Barba de verdade é barba cheia

Não... Barba de verdade é a SUA barba. Não tem essa de uma barba ser melhor que a outra ou só terem valor aquelas barbas grandes, fechadas, de modelo de Instagram. Tem gente que prefere deixá-la mais curta e um bigodão, outros com uma barba mais longa, tem alguns homens que não curtem ficar com a mesma aparência o tempo todo e vivem mudando o visual. E OK!

Afinal, cada barba é única na cor, no formato, com mais ou menos pelos. Seja mais cheia, com algumas falhas, escura, loira, grisalha ou de várias cores, o importante é você encontrar o seu próprio estilo, assumi-lo e cuidar bem da barba que tem. Uma barba bem cuidada vai parecer bacana não importa o estilo. E a variedade é o que nos torna únicos, não é?


5. Raspar a barba faz ela crescer mais rápido e fechar

Essa certamente todo mundo já ouviu. Eu mesmo acreditei nisso por algum tempo. Mas entre todos os mitos e verdades sobre barbas, esse é um dos maiores mitos. Talvez essa história tenha ganhado força porque quando a gente é adolescente e acredita nisso, raspamos a barba com mais frequência pra ver se ela cresce. E ela se desenvolve mesmo! Só que ela ia se desenvolver de qualquer jeito, e não porque você raspou mais ou menos.

E quando a barba já está formada ela pode parecer engrossar quando é raspada. Mas é só impressão. O que acontece é que você corta o fio mais rente à pele, perto da base onde ele já é grosso mesmo.

Homem fazendo a barba

Sobre a velocidade, esquece. Nada vai fazer sua barba crescer mais rápido. Ela vai crescer no tempo que tiver que crescer. O que ela pode é crescer mais saudável desde que você tenha uma alimentação balanceada, pratique exercícios (sério, o sangue circulará melhor e isso faz toda diferença), beba bastante água e cuide bem dela com produtos de qualidade.

Me ajude a derrubar mais alguns mitos! Conta aqui nos comentários algum que você conheça! 👇 





Samuel Tonin
Samuel Tonin

^

Publicitário, ciclista, gamer e aspirante a baixista nas horas vagas. Fundador da Sobrebarba.



Leia também

3 cuidados que você precisa ter com sua barba todos os dias
3 cuidados que você precisa ter com sua barba todos os dias

por Samuel Tonin Outubro 29, 2018 0 Comentários

Quem deixa a barba crescer ou já ostenta um barbão há um tempo sabe o quanto ela pode ficar ressecada e espetando se não cuidar direito todos os dias. Só que nem sempre a gente tem tempo pra dar aquele trato que ela merece.

Conheça 3 cuidados que não podem ficar fora da sua rotina.

Ver artigo completo →

Como anda a criação dos novos aromas Sobrebarba
Como anda a criação dos novos aromas Sobrebarba

por Samuel Tonin Outubro 22, 2018 0 Comentários

Uma das coisas mais nos orgulha aqui na Sobrebarba é podermos criar cada produto junto com você e milhares de barbudos que nos acompanham. A novidade da vez são os novos aromas: Café e Cítrico. 

Conheça cada etapa e veja o que falta até o lançamento.

Ver artigo completo →

Dicas pra Quem Tem Uma Barba Falhada
Dicas pra Quem Tem Uma Barba Falhada

por Samuel Tonin Outubro 16, 2018 0 Comentários

Barbas com algumas falhas ou um volume menor de pelos são muito comuns e podem ser tão bacanas e estilosas quanto uma barba mais fechada ou maior. Basta ter alguns cuidados diários.

Por isso, se sua barba não fecha em algumas áreas, saiba que você não está sozinho e este post é pra você.

Ver artigo completo →

x
Welcome to the Loyalty Points Demo Store :-)

Sign up and receive 5000 pts to test out in our Store.

Earning and redeeming Pontos

$1
Earns you
5
$1
Redeems to
20
Ways you can earn
  • Product Purchase
  • Refer a friend
  • Share on social media

Learn more about our program